61% dos recifenses aprovam Governo de Geraldo Júlio, aponta pesquisa

Saiba mais informações clicando no link

DO BLOG DA FOLHA

Prestes a encerrar o seu segundo mandato, totalizando oito anos à frente da gestão da capital pernambucana, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), tem a sua administração aprovada por 61% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e divulgada pela Folha de Pernambuco. Segundo o levantamento, a aprovação do socialista atinge 65% entre o gênero feminino e alcança 57% levando em consideração a aprovação do gênero masculino. Quando é levada em consideração a faixa etária dos entrevistados, Geraldo Julio atinge o seu maior patamar entre os habitantes com 60 anos ou mais (71%), seguido pelos jovens de 16 a 24 anos (64%).

No grau de instrução, a avaliação positiva do atual prefeito é mais elevada entre os que estudaram até o ensino fundamental (66%) e ensino médio (64%). Em relação à faixa de renda do entrevistado, Geraldo conta com o melhor patamar de avaliação entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos por mês (64%), seguidos pelos que recebem entre dois e cinco salários mínimos por mês (62%). Os dados mostram ainda que 33% não aprovam a administração e 6% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Recife

A pesquisa Folha/Ipespe também questionou os entrevistados sobre o sentimento deles em relação à vida que vêm levando atualmente na cidade. Os dados mostram que 65% deles estão muito satisfeitos/satisfeitos com a vida na Capital. Nesse caso, a satisfação é de 69% entre pessoas do gênero masculino e de 61% entre o gênero feminino. Os mais satisfeitos são os jovens, entre 16 a 24 anos (70%) e  25 a 44 anos (67%). Levando em conta o grau de instrução, a maior satisfação é registrada entre os que estudaram até o ensino fundamental (77%) e, ao considerar a faixa de renda, os mais satisfeitos são os que recebem entre dois e cinco salários mínimos (68%), seguidos pelos que recebem até dois salários mínimos (66%). No quesito satisfação, 34% dos entrevistados afirmaram estar insatisfeitos/muito insatisfeitos e 1% não soube responder à pergunta. Os insatisfeitos são, em sua maioria, do gênero feminino (37%).

Avaliação

Questionados sobre como avaliam, de forma geral, a administração Geraldo Julio, 43% dos entrevistados a consideram ótima ou boa, enquanto 35% avaliam a administração como regular. Para outros 20% ela é avaliada como ruim ou péssima e apenas 2% não souberam avaliar, ou não responderam à pergunta.

Entre os que avaliam positivamente, os maiores índices são registrados entre mulheres (46%), entrevistados com 60 anos ou mais (57%), com grau de instrução até o ensino fundamental (53%) e renda de até dois salários mínimos (46%). Já os que avaliam negativamente, o maior percentual é de homens (21%), entre 25 e 44 anos (23%), com ensino superior (25%) e renda mensal superior a cinco salários mínimos (31%).

A pesquisa quantitativa foi realizada nos dias 26 e 27 de dezembro. Para isso, foi extraída  uma amostra municipal de 800 entrevistados, que preencheram cotas de sexo, idade, localidade e instrução. A margem de erro máxima estimada do estudo é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

COMENTÁRIOS