A pedido de Iza Arruda, Câmara Federal realiza debate sobre a Instituição do Dia Nacional em Defesa da Vacina

Saiba mais informações clicando no link

Deputada federal Iza Arruda

Deputada federal Iza Arruda

A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) é autora do requerimento que solicita Audiência Pública para debater a instituição do Dia Nacional em Defesa da Vacina. A reunião será promovida pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 26/4, às 10 horas, no plenário 7 da Câmara dos Deputados. A deputada propõe o reconhecimento do dia 17 de janeiro como o Dia Nacional em Defesa da Vacina, data que marca a primeira vacina contra a COVID-19 no Brasil. A Audiência cumpre os requisitos estabelecidos pela Lei nº 12.345/2010, que fixa critérios para instituição de datas comemorativas.

Entre os convidados estão a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo; o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Alex Machado Campos; e a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Meiruze Sousa Freitas.

O dia 17 de janeiro de 2021 marca o início da vacinação contra a COVID-19 no Brasil, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a autorização de uso emergencial da vacina CoronaVac. A deputada destacou que esse fato desencadeou o início do programa de vacinação no Brasil no momento em que se iniciava a onda mais letal da doença, atingindo em abril de 2021 a média diária de 3 mil mortes. “À medida que a vacinação avançou, a curva de óbitos começou a declinar até atingir uma média de menos de 100 óbitos por dia ao final do ano de 2021. Portanto, o dia 17 de janeiro de 2021 entrou para a história do país e precisa ser celebrado como forma de homenagem ao Programa Nacional de Imunizações”, declara.

A deputada já realizou uma Audiência Pública sobre o tema na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão/PE no mês de março. Ela ressalta que a importância da data vem dos debates que serão construídos acerca do tema e também levanta a importância da imunização como resultado da vacinação: “Esse dia ficará marcado eternamente em nossas memórias, e por isso lutamos para que ele seja lembrado oficialmente”, finaliza.

COMENTÁRIOS