Ações de Cidadania realizaram mais de 55 mil atendimentos este ano

Saiba mais informações clicando no link

Evento em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, atendeu perto de 4 mil pessoas com serviços do Governo do Estado e da Defensoria Pública de Pernambuco

As Ações de Cidadania alcançaram a marca de 55.198 atendimentos gerais, este ano. Os eventos que reúnem serviços de secretarias do Estado, do município, da Defensoria Pública e da iniciativa privada acontecem em espaços públicos, todos os sábados e próximos a comunidades em situação de vulnerabilidade social. Cada Ação oferece mais de 100 tipos de serviços públicos ou informações de políticas públicas em um só lugar.

Como praticamente todos os serviços, este ano, as ações enfrentaram uma interrupção no período mais crítico da pandemia. Desde setembro, os eventos voltaram a ocorrer todos os sábados e passaram a incorporar medidas precauções do novo normal: aferição de temperatura, obrigatoriedade no uso de máscaras, distanciamento social organizado por agendamentos e disponibilidade de álcool em gel por todos os ambientes da Ação. Os atendimentos, também, precisam ser agendados para a fila ocorrer sem aglomerações.

A mais recente Ação de Cidadania atendeu aos moradores de Cajueiro Seco e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, dia 17. Foram feitos 3.895 atendimentos aos cidadãos que compareceram ao Núcleo de Prevenção Social do município, com a participação de nove secretarias do Governo de Pernambuco, além da Defensoria Pública.

Em Cajueiro Seco, participaram nove secretarias de Estado, mas outros eventos já reuniram mais de 15 secretarias de Estado e do município trabalhando juntas. As secretarias levam empresas públicas necessárias a todos, como a Compesa e o Detran. O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos está entre os procurados da Ação, junto aos vários serviços da Secretaria de Defesa Social, como emissão de carteiras de identidade e o sistema Alerta Celular, para citar apenas dois dos oito colocados disponíveis em Cajueiro Seco.

A Ação também é o primeiro evento com abertura de inscrições para os adolescentes e jovens de até 29 anos participarem das oficinas socioculturais. Cajueiro Seco já tem programada a oficina de danças urbanas, com o oficineiro Marcos Neto, mais conhecido como Netinho, ensinando os passos do hip-hop. O Juventude Presente também realizou inscrições para cursos de qualificação profissional.

As ações são eventos ocorrem todos os sábados e, quando possível, também durante a semana. Em 2019, foram perto de 50 Ações, com o Governo Presente em todas as regiões do Estado. O mutirão de serviços e informações é uma articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

COMENTÁRIOS