Ações do Projeto de Educação Sanitária e Ambiental chegam a mais sete comunidades do Recife

Ações do Projeto de Educação Sanitária e Ambiental chegam a mais sete comunidades do Recife

A ação já havia sido desenvolvida no bairro da Mustardinha durante o ano de 2017 e agora se estende para mais sete comunidades do Recife.

Com o objetivo de capacitar agentes multiplicadores e conscientizar estudantes sobre a preservação ambiental e o uso correto do sistema de esgotamento sanitário, o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, lançou na tarde desta terça-feira (27), a segunda etapa do Projeto de Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental.

A ação já havia sido desenvolvida no bairro da Mustardinha durante o ano de 2017 e agora se estende para mais sete comunidades do Recife. Na ocasião, os estudantes também conheceram o mascote do projeto, o adolescente Amigo San. O deputado federal Kaio Maniçoba participou do evento.

O projeto levará aos bairros de Mangueira, Santo Amaro, Chié, Ilha de Joaneiro, Santa Terezinha, Roda de Fogo e Santa Luzia atividades educativas para promover a sustentabilidade dos serviços de saneamento já implantados, o descarte correto do lixo, o combate às doenças arboviróticas e a preservação do meio ambiente.

Os conteúdos serão repassados através de palestras realizadas em oito escolas públicas participantes, oficinas lúdicas, de vídeo e fotografia; exibição de filmes e apresentações teatrais. Além disso, serão realizadas capacitações com professores municipais e estaduais e agentes reeditores que trabalham nas áreas de saneamento e saúde. Com duração de 12 meses, o projeto será executado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Kaio Maniçoba no valor de R$ 1,5 milhão.
Mais de oito mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, estarão envolvidas nesta segunda etapa da capacitação, que atingirá de forma indireta 74 mil moradores das sete comunidades. Tivemos um resultado muito positivo no bairro da Mustardinha, conseguindo diminuir o número de doenças arboviróticas de 4.612 casos confirmados no ano de 2016, para 202 em 2017. Acredito que estamos no caminho certo, investindo na educação e conscientização da população para que tenhamos uma cidade mais limpa”, afirmou Alberto Feitosa.

Para a segunda etapa do projeto de Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental, a Secretaria de Saneamento conta com a parceria da Geossistemas, executora das atividades; do Movimento Limpa Brasil, FIEPE Ambiental e Celpe. Além da Emlurb e das Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente do Recife.

COMENTÁRIOS