Agências ONU apoiam projeto de prevenção à violência

Representante do ONU-Habitat, Daphne Besen, teve reunião de trabalho com secretário Cloves Benevides e secretárias executivas Paula Guedes e Dora Lima

Representante do ONU-Habitat, Daphne Besen, teve reunião de trabalho com secretário Cloves Benevides e secretárias executivas Paula Guedes e Dora Lima

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas iniciou, nesta terça-feira (dia 19), a instalação do escritório do projeto que desenvolve em conjunto com três agências das Nações Unidas. Através da Secretaria, são parceiros do Governo do Estado o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto também tem a participação do Instituto Igarapé, organização com sede no Rio de Janeiro que atua na integração das agendas de segurança e desenvolvimento, com foco em pesquisas.

O secretário Cloves Benevides recebeu a representante do ONU-Habitat Daphne Besen, acompanhado das secretárias executivas Paula Guedes e Dora Lima. A reunião de trabalho foi no gabinete do secretário, em Santo Amaro, Recife. “É mais uma etapa de fortalecimento das políticas de prevenção a partir dos esforços com a estrutura das Nações Unidas e das equipes da secretaria, com vistas a mudar a realidade dos territórios vulneráveis”, disse Cloves Benevides.

A parceria multiagência no tema da prevenção social ao crime e à violência é considerada inédita no Brasil, de acordo com Daphne Besen. Ela acredita que o modelo da parceria tem um grande potencial ao reunir as especialidades de cada agência, somando para o trabalho da prevenção à violência. “O ONU-Habitat tem um olhar atento para os espaços públicos, da mesma forma que o PNUD se detém com atenção ao desenvolvimento humano e o UNODC para as situações envolvendo crime e drogas – isso sem esquecer o Instituto Igarapé, que representa uma observação da sociedade civil em todos os processos relacionados com a parceria”, comentou Daphne Besen, do ONU-Habitat.

ESTRUTURA – Depois de concluídas as formalidades legais, o escritório do projeto com as três agências da ONU está sendo instalado para início dos trabalhos com a equipe contratada. O projeto visa produzir informações qualificadas sobre os 74 territórios de vulnerabilidade social prioritários, mapeados pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas em conjunto com a Secretaria de Defesa Social e com a Secretaria de Planejamento e Gestão; desenvolver estratégias de integração da população mais vulnerável aos espaços urbanos; sistematizar a experiência dos programas do Estado, compartilhando os resultados obtidos como exemplos de boas práticas nacionais de prevenção social; desenvolver conhecimento e metodologias inovadoras; além de promover ações piloto voltadas ao fortalecimento da prevenção social ao crime e à violência em Pernambuco, dando ênfase à promoção de ações intersetoriais de prevenção à violência.

O projeto possui quatro eixos, que correspondem aos resultados intermediários esperados. O primeiro eixo prevê a produção de insumos para o fortalecimento de iniciativas e práticas na área de prevenção social ao crime e à violência. O segundo eixo tem como referência as metodologias de gestão de informações e conhecimento para subsidiar a formulação de políticas públicas de prevenção social ao crime e à violência, com foco especial para os espaços públicos. O terceiro eixo prevê a elaboração de estratégia de formação e de desenvolvimento de capacidades para fortalecimento da prevenção social ao crime e à violência. O quarto eixo prevê a gestão eficiente e gestão de conhecimento do projeto realizada.

O projeto tem vigência prevista até julho de 2022 e todas as atividades serão realizadas usando metodologias e ferramentas das agências, internacionalmente reconhecidas. As políticas beneficiarão as populações dos territórios priorizados no projeto, mas também as autoridades e servidores responsáveis pelo planejamento e implantação de políticas e programas que impactam na qualidade de vida do povo Pernambucano. A consolidação das políticas de prevenção terá efeito na sensação de segurança pública e social para toda a população do Estado.

COMENTÁRIOS