Agentes de saúde iniciam mutirão de conscientização sobre ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha

Saiba mais informações clicando no link

Os agentes de Vigilância em Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciaram nesta terça-feira (25), na Charnequinha, um mutirão de conscientização, prevenção e educação sobre as ações que a população deve tomar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chicungunha. 

A ação terá continuidade nesta quarta (26) no bairro de São Francisco. Na quinta (27) e na sexta (28), os agentes visitam as casas dos moradores de Pista Petra e Sapucaia. Na Charnequinha, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) registrou um aumento de mais de 60% de 2020 para 2021, onde já foram notificados 266 casos de dengue este ano.  Com 179 casos de chicungunha registrados, o bairro aumentou a incidência da doença em quase 70% no mesmo período. 

O município também vem apresentando índices preocupantes de presença do Aedes Aegypti nas residências. Segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), os imóveis do Cabo de Santo Agostinho vêm apresentando um percentual crescente de presença do mosquito, chegando a 4,1% das casas com a presença de larvas do inseto vetor. Em relação aos reservatórios dentro das residências, esse índice sobe para 5,2% registrados no último levantamento amostral. Esses percentuais apontam para um risco de epidemia. O nível satisfatório para esse estudo é de 1%.

Fabianna Marjorie é  coordenadora técnica de Controle Vetorial das Arboviroses da UVZ, órgão ligado à Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde. Ela explica qual o objetivo dos técnicos da prefeitura neste trabalho de porta em porta. “Estamos fazendo o tratamento inspecional dos reservatórios com água acumulada nas casas, e dependendo do caso, usamos larvicidas para combater a proliferação. Esse trabalho é feito de dois em dois meses, mas desta vez estamos dando ênfase à limpeza de calhas, piscinas e outros reservatórios, além de estimular o morador a solucionar o problema ele próprio”, disse.

Ela salienta que o inverno é propício para a proliferação do mosquito causador da dengue, já que as chuvas aumentam o empoçamento de água, onde o inseto deposita seus ovos. “Queremos diminuir esses índices e sensibilizar a população. Medidas simples como fazer a inspeção semanal de caixas d’água, pote do motor da geladeira e vasos é importante. Não se pode deixar água parada dentro de casa, o Aedes Aegypti é atraído para ambientes com pouca luz”, salienta. 

No caso das caixas d’água e cisternas é importante que o morador fique atento a rachaduras, pois qualquer espaço é suficiente para o mosquito passar para depositar seus ovos.  Marjorie salienta que o município fornece para a população capa de proteção de caixas d ́água. O período de inspeção de uma semana é importante para quebrar o ciclo de vida do Aedes aegypti, que leva de oito a 12 dias para se proliferar, do ovo depositado, sua eclosão em larvas e seu desenvolvimento à fase adulta.

O mutirão de conscientização continua na semana que vem no em Pirapama (na segunda, dia 31). A equipe de vigilância do município também recebe denúncias de moradores que verificarem situações que podem favorecer a proliferação do mosquito. Os telefones são (81) 3542.9030 e o (81) 9159.1148.

Veja como evitar a proliferação do Aedes Aegypti:

  • Redobre a atenção para os locais ideais para o amadurecimento dos ovos e larvas que acumulam água como: ralos, depósitos de água, calhas, pneus, garrafas, algumas plantas e os pratinhos de seus jarros, copos descartáveis, garrafas pet, cascas de ovos, baldes e até mesmo entulhos em quintais.

  • Elimine a água acumulada das lajes e calhas

  • Mantenha sempre limpa as piscinas

COMENTÁRIOS