Alcides Cardoso lança plataforma Fiscaliza Recife e volta a cobrar construção do Hospital da Criança

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Alcides Cardoso

Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) voltou a cobrar a construção do Hospital da Criança do Recife, promessa de campanha do prefeito João Campos (PSB). Em discurso na reunião ordinária desta segunda-feira (15), o parlamentar afirmou que no terreno onde vai ser construído o hospital, localizado na Avenida Recife, apenas viu mato e nada indicando que está sendo executada uma obra. A visita ao local foi a primeira ação do Fiscaliza Recife, uma plataforma criada pelo tucano para acompanhar as principais promessas de campanha de João Campos e que pode ser acessada por meio do site fiscalizarecife.com.

“O Fiscaliza Recife é uma iniciativa muito importante porque temos quase dois anos e meio de gestão. Para marcar o seu início, fui verificar o andamento da obra do Hospital da Criança do Recife, carro-chefe da campanha do prefeito nas eleições de 2020. Pude conferir, pessoalmente, que não há nenhum sinal de que há uma obra sendo executada no local. Não existe nem placa com essa informação. Só tem mato. Um cenário que contrasta muito com a previsão dada pela prefeitura de que a obra seria iniciada no primeiro semestre de 2023. Afinal, o semestre já está acabando”, disse Alcides Cardoso.

Não é a primeira vez que o líder da oposição faz a cobrança da construção do hospital, que tem um investimento de R$ 42 milhões. Há quase um ano, na reunião ordinária de 24 de maio de 2022, o vereador cobrou o cumprimento da promessa de campanha de João Campos em um momento em que as mães e os seus bebês enfrentavam a situação bastante precária do atendimento da rede de saúde municipal devido à falta de leitos de UTI infantil, a exemplo do Hospital Pediátrico Helena Moura. Segundo o oposicionista, “pouquíssima coisa mudou”.

“Estamos no período em que as crianças estão mais vulneráveis a doenças respiratórias, que é o Outono, e enfrentam a falta de leitos na rede de saúde da nossa cidade. Pelo jeito esse hospital, dificilmente, será entregue a tempo de reforçar e melhorar o atendimento nesse mesmo período no ano que vem. E isso é porque a construção do hospital era o carro-chefe da campanha do prefeito e imagine se não fosse?”, ressaltou o tucano.

O anúncio da desapropriação do terreno onde será construído o Hospital da Criança ocorreu no dia 24 de junho de 2022. Seis meses depois, no dia 27 de dezembro de 2022, foi contratada uma empresa para a elaboração dos projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e complementares de engenharia da construção, no valor de R$ 2,6 milhões.

Segundo a gestão municipal, quando estiver pronto, o Hospital da Criança terá 50 leitos de internação, 10 leitos de UTI de internação clínica, cirúrgica e integrais de Saúde Mental, 10 leitos de UTI, um centro de reabilitação física e intelectual, ambulatórios especializados e realizará cirurgias de pequeno porte.

COMENTÁRIOS