Alcides Cardoso quer conceder o Título de Cidadão do Recife ao Padre Arlindo

Saiba mais informações clicando no link

Alcides Cardoso Recife Padre Arlindo

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) apresentou um projeto de decreto legislativo na Casa de José Mariano para conceder o Título de Cidadão do Recife ao Padre Arlindo, da Igreja Nova Matriz de São Pedro, em Tamandaré. Nascido no bairro de Rio Doce, em Olinda, o padre, de 47 anos, é famoso pelo poder de mobilização para conseguir doações aos mais necessitados e pela irreverência nas mensagens de fé e esperança aos seus fiéis.

“Padre Arlindo teve e tem a coragem de ir ao encontro do povo em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis, como na pandemia da Covid-19 e na tragédia das chuvas deste ano. Ele tem uma enorme capacidade de engajar as pessoas em ações solidárias. E a sua imagem ultrapassa o ambiente da Igreja Católica e atinge vários setores da sociedade porque uma das suas marcas é a energia e o humor que coloca nas suas missas e mensagens pelas redes sociais. Quem nunca recebeu o ‘bom dia, boa tarde e boa noite’ dele nos grupos de WhatsApp? E a sua história de vida é inspiradora, marcada pela luta contra a fome na infância. Portanto, Padre Arlindo merece muito se tornar cidadão do Recife. E é uma honra ser o autor desse projeto para homenageá-lo”, disse Alcides Cardoso.

A proposta, de número 53/2022, já foi lida em plenário e teve o prazo dispensado para o recebimento de emendas. A Comissão de Legislação e Justiça já deu parecer pela aprovação do projeto. O texto do parlamentar aguarda agora parecer da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes para seguir de volta para o plenário. Caso seja aprovado pelos vereadores, a Câmara irá promover uma reunião solene para a entrega do título ao pároco.

Biografia

Arlindo Laurindo de Matos Júnior, o Padre Arlindo, nasceu em 19 de julho de 1975 e teve uma infância muito humilde, período em que o sonho de ser padre surgiu, por volta dos 6 anos de idade. Foi quando começou a ir para as missas semanalmente, despertando a sua vocação.

Aos 16 anos, entrou para o Seminário. Após nove anos de estudos, foi ordenado padre no dia 2 de fevereiro de 2001 e assumiu a Vice-Reitoria na formação dos seminaristas religiosos da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Paulista. Na cidade, foi vigário paroquial na Paróquia de Paratibe. Depois virou administrador paroquial em Catende. E lá se destacou como realizador de grandes construções, como várias igrejas e uma praça.

Em 2006, foi designado pároco de Tamandaré. No município, ele construiu a Igreja da Nova Matriz, com capacidade para 1 mil pessoas sentadas e outras 1 mil em pé, a partir de doações de moedas pela comunidade. E assim ajudou a desenvolver o turismo religioso da região. Pela sua trajetória, recebeu vários títulos e medalhas.

COMENTÁRIOS