Alemanha e Japão recebem Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco

Alemanha e Japão recebem Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco

O deputado Ossesio Silva (PRB), Vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, homenageou o Japão

Historicamente, a Alemanha e o Japão estão ligadas ao desenvolvimento do Brasil. Em respeito a essa contribuição, os dois países foram homenageados, nesta terça (24), em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa, por meio da primeira concessão do Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco, simbolizado por uma medalha e um diploma. O prêmio tem o objetivo de agraciar e estimular as iniciativas de nações amigas, que promovam o desenvolvimento do Estado, além de estreitar laços entre os agentes consulares e o Parlamento Estadual.

Por sugestão do deputado Ossesio Silva (PRB), Vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, a Alepe também reconheceu as contribuições do Japão a Pernambuco. Terceira economia mundial, o Brasil conta com a maior comunidade nipônica fora do território japonês: em torno de um milhão e novecentas mil pessoas, dos quais 30 mil estão em Pernambuco. “É a presença desta comunidade que é o alicerce da amizade destes dois povos que estão em pontos tão distantes do mundo” ressaltou o cônsul japonês no Recife, Jiro Maruhashi. Ele destacou que a representação diplomática no Recife, presente na cidade desde 1961, recuperou em 2018 o status de Consulado Geral, quando antes estava apenas como Escritório Consular. “Isso ocorreu em consideração ao potencial econômico do Nordeste”, explicou Maruhashi.

A Alemanha, uma das quatro maiores economias do planeta, instalou em 1868 o seu Consulado Geral no Recife, que representa vários Estados do Nordeste, recebeu o prêmio por indicação da deputada Roberta Arraes , que destacou a Alemanha como um importante destino do Programa Ganhe o Mundo, do Governo Estadual.

A homenagem da Alepe também incluiu apresentações musicais relativas a cada País. O Quarteto Encore executou o poema sinfônico “Idílio de Siegfried”, do compositor alemão Richard Wagner. Já o grupo de percussão japonesa Ren Taiko Recife, com apresentações nos estilos Kawasuji e Miyake.

Fonte: Alepe

COMENTÁRIOS