Alepe promove congresso para marcar os 30 anos das constituições estaduais

Alepe promove congresso para marcar os 30 anos das constituições estaduais

Saiba mais informações clicando no link

Procurador geral da Assembleia, Hélio Lúcio Dantas, que presidirá uma das mesas do congresso

Em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Assembleia Legislativa promove dos dias 4 a 6 deste mês um congresso sobre os 30 anos das constituições estaduais no Brasil. O evento será aberto pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), nesta quarta-feira (4), às 18 horas, no auditório da Casa. Inscrições e programação do congresso no site www.constate.org

“É nosso papel promover a defesa da Constituição Estadual de Pernambuco, documento fundamental para garantir a justiça social e que representa o legado dos parlamentares. A passagem dos 30 anos da Constituição nos permite discutir os avanços, os direitos que conquistamos através do debate democrático, e temos enorme satisfação de fazer parte dessa iniciativa que busca salvaguardar a nossa história”, destaca o presidente Eriberto Medeiros.

O congresso reunirá pesquisadores estrangeiros e brasileiros especializados em constitucionalismo subnacional. Um dos conferencistas convidados é o professor emérito da Rutgers Law Scholl, dos Estados Unidos, Robert Williams. Especialista em Direito Constitucional, o americano é autor de inúmeros livros e artigos relativos ao tema.

Na quinta (5), quando se iniciarão os debates, todos realizados na Unicap, a programação está prevista para começar às 8 horas. A palestra inicial será sobre “Constituições Estaduais e Direitos Fundamentais”, ministrada pelo professor da Universidade de Nebraska, John Dinan, e pelo coordenador da pós-graduação em Direito, Marcelo Labanca.

Para encerrar a quinta-feira, os professores Antônio Moreira Maués da Universidade Federal do Pará, Juraci Mourão do Centro Universitário Christus, e Andreas Joachim Krell da Universidade de Alagoas debaterão a “Constituição Estadual no Contexto da Repartição de Competências”.

O procurador geral da Alepe, Hélio Lúcio Dantas, presidirá a mesa “Poder Constituinte nos Estados Membros”. “Para termos uma Federação genuína, verdadeira, as constituições estaduais precisam ser enfatizadas. Esse evento tem esse objetivo: comemorar 30 anos das constituições é comemorar a importância dos estados na Federação brasileira”, enfatiza o procurador.

Na sexta-feira (6), último dia do congresso, o debate começa em torno das “Perspectivas do Constitucionalismo Estadual Brasileiro”. O pesquisador do Instituto do Federalismo da Universidade de Freiburg (Suíça), Sérgio Ferrari, ministrará a palestra. E fechando a programação, o professore italiano Giacomo Delledone, do Instituto di Diritto, Política e Sviluppo da Scuola Superiore Sant’Anna di Pisa,  falará sobre “Constituições Federais e Pluralismo”.

COMENTÁRIOS