Alessandra Vieira apresenta projetos voltados à Saúde Pública

Os projetos incluem a distribuição gratuita de fraldas geriátricas por meio da Lei de Política Estadual da Pessoa Idosa, e também cria mecanismo de incentivo à doação de sangue

Assembleia Legislativa de Pernambuco lançou Planejamento Estratégico
Alepe aprova comissão especial em defesa dos animais
Deputado quer multa para quem jogar filtros de cigarros no chão

Os projetos incluem a distribuição gratuita de fraldas geriátricas por meio da Lei de Política Estadual da Pessoa Idosa, e também cria mecanismo de incentivo à doação de sangue

Além do conforto e a garantia de uma boa higiene pessoal, o uso correto de fraldas geriátricas ajuda a reduzir as infecções nos idosos. Neste sentido, a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 1874/2021 que obriga que as fraldas geriátricas sejam incluídas na lista de produtos essenciais da Política Estadual do Idoso. Se aprovada e sancionada, a lei garante que o Governo do Estado faça a distribuição gratuita para pessoas de baixa renda, gerando economia para as famílias carentes.

“Esse é um benefício de saúde pública. Com a oferta gratuita de fraldas para pessoas idosas, a lei também visa a diminuição do risco de doenças e consequentemente a ida deste público às unidades de emergência”, avalia a deputada.

Alessandra Vieira também é autora de um projeto que cria o Sistema de Coleta de Sangue de Pernambuco. O PL 1873/2021 permite a realização de convênios entre a Secretaria de Saúde do estado, empresas privadas e órgãos públicos para coleta itinerante de sangue. O texto prevê que as organizações agendem previamente a doação de sangue de seus funcionários e colaboradores.  “O objetivo é ampliar os estoques dos hemocentros em todo estado, que vêm sofrendo baixa em decorrência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19”, pontua a parlamentar.

As matérias seguem em tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

COMMENTS