Álvaro Porto pede retomada e conclusão das obras da Barragem Engenho Pereira, em Moreno

Saiba mais informações clicando no link

Álvaro Porto
A retomada das obras e a conclusão da Barragem Engenho Pereira, no município de Moreno, na Região Matropolitana do Recife, foram alvos de apelo do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) ao Governo do Estado. Em indicação encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o parlamentar argumenta que a finalização da barragem será fundamental para a contenção de enchentes do Rio Jaboatão e também para solucionar o abastecimento de água da cidade de Moreno e de algumas localidades de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, se constituirá num reforço complementar para a área metropolitana como um todo.

Projetada para acumular 25 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem do Engenho Pereira foi iniciada em 2013. Desde então, o Governo do Estado já investiu cerca R$ 50 milhões em desapropriações e serviços de terraplanagem. Porém, o projeto está paralisado desde 2014, não tendo havido qualquer avanço ao longo dos últimos oito anos.

“Quando concluída, a barragem vai ajudar a conter enchentes no período de inverno, a exemplo das ocorridas no início deste mês de junho, bem como irá reforçar o abastecimento de água para os municípios, minimizando os efeitos do forte racionamento enfrentado pelos pernambucanos de diversos municipios há vários anos”, diz Álvaro Porto. “Portanto, a retomada e conclusão das obras são fundamentais na prevenção novas tragédias causados pelas chuvas, além de fortalecer a oferta de água”, enfatiza.

Devidamente protocolada na Alepe, a indicação com o apelo é endereçada ao governador Paulo Câmara, à secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e à presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho.

COMENTÁRIOS