Ao anunciar o número, a parlamentar disse que a gestão “é a cara da família, a cara da felicidade”, pois a educação infantil “favorece a criança pobre”. Um outro vereador, que estava no plenário, atualizou a informação dada na tribuna pela parlamentar. “Estou sendo atualizada em tempo real. O número já chega a quase 14 mil vagas”, afirmou. Ana Lúcia observou que, quando João Campos assumiu a gestão em primeiro de janeiro de 2021, havia 6 mil vagas nas creches. “Essa realidade vinha desde os anos 1980”, disse.
Segundo a parlamentar, a Prefeitura do Recife já está ultimando a construção de outras creches nos bairros de Areia, Jiquiá, Iputinga, Várzea e Córrego do Jenipapo. Com isso, novas vagas ainda serão abertas. “A promessa de campanha era de mais do que dobrar o número de vagas. Ainda estamos em abril e a gestão continua. A Prefeitura do Recife vai continuar fazendo entregas. Hoje, já temos um aumento de 110,49% do número de vagas nas creches. A gestão vai chegar a 120%, podem anotar”.
Ela também falou na qualidade do ensino, na atenção que as crianças recebem nas creches, disse que as crianças recebem seis refeições diárias e que as creches estão sendo construídas dentro de parâmetros de engenharia modernos. Têm rampas de acessibilidade e a Creche Dona Sininha, no Córrego do Deodato, Zona Norte, contará inclusive com um elevador. “Além disso, cerca de 1 mil professores foram contratados para a educação infantil, de uma canetada só. Isso é política pública de educação infantil. Contra fatos não há argumentos”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) pediu aparte e disse que a educação infantil representa “apenas um item importante da gestão” e que ela mostra que o prefeito João Campos “tem cuidados com as famílias, com as mulheres, com as mães”. O vereador lembrou ainda que diversos gestores passaram pela Prefeitura do Recife e citou os nomes de Gustavo Krause, Gilberto Marques Paulo, Roberto Magalhães, João Paulo, João da Costa, Geraldo Julio. Nenhum deles construiu creches. A vereadora Aline Mariano (PSB) também pediu aparte e disse que “dá muita tranquilidade caminhar pelas ruas do Recife com o prefeito João Campos”.