Anderson Ferreira entrega centro ambulatorial para testes de Covid-19 no Jaboatão

Saiba mais informações clicando no link


O prefeito Anderson Ferreira entregou, na manhã desta quarta-feira (12), o Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 do Jaboatão dos Guararapes. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e é mais uma opção no município para que, pessoas que venham a apresentar sintomas causados pelo novo coronavírus, possam realizar testes gratuitamente, que serão divulgados em até 24 horas através do aplicativo De Olho no Exame. A solenidade de inauguração do equipamento contou com a presença do secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa do Governo de Pernambuco, Humberto Antunes.

Os testes são oferecidos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. Além do RT-PCR, serão realizados exames de hemograma completo, coagulograma, proteína C reativa, perfil metabólico completo, biomarcadores cardíacos, vitamina D e íons. Usuários diagnosticados com a Covid-19 serão devidamente orientados acerca dos cuidados necessários e, nos casos mais graves, os pacientes serão encaminhados à emergência do Hospital Jaboatão Prazeres para iniciar o tratamento imediatamente.

“Esse é mais um serviço que estamos oferecendo à população para, juntos, enfrentarmos a pandemia da Covid-19. Já vínhamos realizando testes em nossas unidades de saúde, mas é necessário ampliar as ações que complementam o trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde. Da mesma forma, estamos avançando na vacinação com a inclusão de novos públicos-alvos. Temos um sistema eficiente de marcação, um ótimo planejamento e isso vem fazendo a diferença no enfrentamento à Covid-19 em Jaboatão”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

“O centro é resultado do que chamamos de articulação interfederativa, uma ação entre o estado e o município, que se mostrou interessado em ocupar esse espaço para que possamos ampliar os serviços de promoção à saúde à população. Chega em um momento muito importante e vai ajudar a evitar um eventual aumento na procura de leitos críticos, na medida em que o diagnóstico feito precocemente, com as orientações para o isolamento social e o tratamento adequado irão evitar a evolução da infecção”, explicou Antunes.

A nova unidade foi montada no prédio anexo ao Hospital Jaboatão Prazeres, na Rua Recife, no bairro de Prazeres. A equipe multiprofissional é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista. O Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 do Jaboatão dos Guararapes atenderá aos moradores das Regionais 4, 5, 6 e 7. Outro centro está sendo instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mário Santiago, no bairro de Sucupira.

COMENTÁRIOS