Anderson Ferreira lança VEM Jaboatão e cria integração entre transporte complementar e metrô

Saiba mais informações clicando no link


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, lançou, nesta quarta-feira (30), o Vale Eletrônico Municipal (VEM Jaboatão), que será implantado no Sistema Municipal de Transporte Coletivo e irá permitir a integração tarifária com o metrô. Jaboatão passa a ser a primeira cidade do estado a contar com bilhetagem eletrônica no sistema complementar, responsável pelo transporte mensal de cerca de 2,5 milhões de passageiros. Durante a solenidade, realizada no Complexo Administrativo da Prefeitura, foi firmado convênio com o Banco do Nordeste (BNB) para abertura de linhas de crédito visando a renovação da frota de micro-ônibus.

O Vem Jaboatão integra um grupo de ferramentas do novo formato de bilhetagem eletrônica, que utiliza tecnologia de ponta para garantir transparência, regularidade, confiabilidade e equilíbrio econômico-financeiro ao sistema complementar de transporte, que ficará sob a responsabilidade gerencial da Prefeitura do Jaboatão. Além de proporcionar mais economia aos usuários, a meta da gestão é garantir melhoria nas condições de mobilidade e qualidade na prestação do serviço, tendo em vista que o acesso às informações será disponibilizado em tempo real.

Durante a cerimônia de lançamento do VEM Jaboatão, foi pactuado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Jaboatão e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o compartilhamento do cartão entre os dois modais. Dessa forma, o usuário do sistema passa a contar com a possibilidade de se deslocar para outros municípios da Região Metropolitana pagando apenas uma única tarifa.

“Iniciativas como essas facilitam a vida dos usuários do transporte complementar. Por isso quero agradecer por confiarem que poderíamos garantir um transporte público com mais qualidade. Teremos um sistema moderno, transparente e que permitirá ao morador do Jaboatão circular no município, e até em outras cidades, a baixo custo. O papel do poder público é de proporcionar maior diálogo para atrair investimentos e firmar parcerias que possam beneficiar a população”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

O superintendente da CBTU, Carlos Ferreira, destacou a iniciativa do Jaboatão por buscar a integração entre o transporte rodoviário com o metrô. “Quase 50% da nossa malha ferroviária está em Jaboatão. E a demanda de usuários do município representa 20% do total de passageiros que transportamos. Por isso a importância da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica”, disse o gestor.

Lívio Tonyatt, superintendente do BNB, destacou os investimentos realizados pelo banco no município ao assinar o convênio de cooperação técnica para abrir linhas de crédito a juros menores para a renovação da frota de micro-ônibus. “Vamos ampliar muito mais os negócios no Jaboatão. O município conta com um gestor inovador e isso se reflete na modernidade da gestão que aqui encontramos”, afirmou o executivo.

Atualmente, o município conta com 284 veículos cadastrados no sistema complementar de transporte. A previsão é de que o sistema seja implantado em sua total funcionalidade até o próximo mês de outubro. “Quero agradecer pelo apoio e pela palavra dada. A implantação desse sistema vai mudar todo o transporte público de Jaboatão”, pontuou Alex Sandro, presidente da Cootrape.

COMENTÁRIOS