André Ferreira condena reajuste na conta de luz e prega debate sobre setor elétrico

Saiba mais informações clicando no link

O líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Ferreira (PSC), condenou a decisão da A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de permitir o aumento na conta de luz em dezembro. De acordo com o parlamentar, não é correto que em um momento grave como o que vivemos, de uma pandemia que vem penalizando a economia, o consumidor seja punido com esse reajuste. Ainda segundo ele, é preciso haver um amplo debate sobre o setor elétrico e fontes de energia renováveis, que poderiam evitar tais aumentos.

Em reunião, a Aneel decidiu que será cobrada neste mês de dezembro a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência. Dessa forma, haverá uma taxa extra de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida contraria a decisão da própria agência, tomada em 26 de maio, de que não haveria cobrança extra nas contas de luz até 31 de dezembro por conta da pandemia do coronavírus.

“Os brasileiros, que já vêm sofrendo desde março com a pandemia, não podem ser penalizados com mais um aumento de energia. Temos que parar de jogar tudo nas costas dos consumidores”, afirmou André Ferreira.

A Aneel justificou o reajuste pelo fato de a oferta de energia estar comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. André Ferreira acredita que buscar a energia limpa pode ser o caminho para evitar esse tipo de problema.

“Não podemos ficar reféns das chuvas. Temos que investir mais na energia solar, na eólica, por exemplo. É um debate que tem que ser feito com urgência não só no Governo, como também no Congresso Nacional”, avaliou André Ferreira.

COMENTÁRIOS