Após três anos de luta, Bonito ganha novo fórum

Após três anos de luta, Bonito ganha novo fórum

Mais um projeto apoiado pelo deputado Clodoaldo Magalhães que saiu do papel: Fórum de Bonito será inaugurado nesta sexta-feira (17), às 15h

Desde a reunião para a construção do Fórum de Bonito, no Agreste pernambucano, em 2016, a ordem de serviço para o início das obras e o começo delas, em 2017, até a data da inauguração, nesta sexta-feira, 17 de maio de 2019, se passaram três  anos. Foram mais de 36 meses de luta para este projeto se transformar em realidade. O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que esteve presente desde o começo e acompanhou de perto todo o processo, junto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a prefeitura do município, faz parte também dessa vitória conquistada em prol da população de Bonito.

Até então, a comarca possuía apenas uma Vara Única, onde tramitam cerca de 5,8 mil processos que serão, agora, distribuídos entre as unidades judiciárias instaladas. A equipe que atua nessa unidade é formada por cinco servidores e um magistrado, tendo o juiz Valdelício Francisco da Silva como diretor do fórum.

“Quero expressar minha alegria em ver o povo de Bonito receber um Fórum que vai atender toda a região. Quero também lembrar da nossa luta, desde o início, quando ainda não tínhamos um terreno oficializado para o Tribunal de Justiça e que, ainda com o antigo prefeito, Rui Barbosa, tivemos a oportunidade de regularizar aquela situação, junto ao presidente do TJPE da época, Leopoldo Raposo. Da mesma maneira, foram incluídos no orçamento do Tribunal de Justiça os recursos necessários, mais de R$ 5 milhões, para a conclusão do fórum”, relembra Clodoaldo Magalhães. “E hoje, já com o novo presidente, Adalberto Melo, fico também feliz de poder ir até Bonito e entregar à população um fórum que está, daqui em diante, compatível com as necessidades da cidade.”

O novo prédio representa um grande avanço para a cidade do Agreste pernambucano. A construção do prédio não só traz comodidade aos magistrados e servidores, devido a ampliação do espaço e dos serviços oferecidos, como também garante a prestação de um atendimento digno e de maior qualidade para a população. Além disso, durante o período de obras, a construção pôde proporcionar a geração de emprego e renda para as famílias de Bonito e das cidades vizinhas.

Estrutura

O novo Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza tem 2,1 mil m² de área construída, dentro de um terreno de 5,9 mil m², cedido pela Prefeitura. A estrutura do antigo fórum possuía apenas 250 m² de área construída. O projeto contempla espaço de acessibilidade, incluindo uma rampa para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, sinalização tátil para pessoas com deficiência e banheiros com instalações adaptadas. Há também indicação das vagas reservadas a pessoas com deficiência física e idosos, seguindo as especificações da NBR 9050. No estacionamento, com 30 vagas, há um espaço que acomoda até 20 bicicletas

O Fórum de Bonito contará inicialmente com duas Varas, mas com espaço destinado para a inauguração futura de uma terceira. Há ainda a implantação de uma Vara Regional da Infância e Juventude. As unidades judiciárias possuem salas para secretaria, arquivo e audiências, além de espaço para assessores, oficiais de justiça e juízes. O prédio disponibiliza também um Salão do Júri com 109 lugares, ambientes exclusivos disponíveis para jurados e testemunhas, e um setor de reconhecimento.

A estrutura do fórum  também possui um setor de custódia, três salas técnicas, uma Central de Distribuição de Mandados (Cemando) e espaços para administração e um depósito. Ainda há salas destinadas aos membros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública (DPPE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Inauguração

A inauguração do Fórum será às 15h, na Avenida América, 500, Loteamento Jardim América. Além do deputado, o evento contará com a presença do atual presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; do ex-presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo; do diretor do Fórum, juiz Valdelício Francisco da Silva, bem como do prefeito da cidade de Bonito, Gustavo Albuquerque; do vice-prefeito, Edson Monteiro e também do ex-prefeito, Rui Barbosa.

COMENTÁRIOS