ARARIPINA – Juiz manda Raimundo Pimentel e aliados não divulgarem vídeo de pesquisa sem registro

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Raimundo Pimentel


O juiz eleitoral da comarca de Araripina-PE, Dr.Eugênio Jacinto Oliveira Filho, numa decisão judicial, proibiu o atual prefeito Raimundo Pimentel e os vereadores, Roseilton Oliveira e Aurismar Pinho de divulgar ou compartilhar nas redes sociais um vídeo contendo a divulgação de uma suposta pesquisa sem registro, 
sob pena de multa R$ 10.000,00, por cada divulgação ou compartilhamento. No referido vídeo o atual prefeito aparecia com 57% das intenções de votos.

Na sua decisão , o juiz, também reputou a urgência, tanto pela sabida facilidade de propagação de informações na internet, quanto pela possibilidade disso causar desequilíbrio nas eleições que se aproximam.

“A narração constante no vídeo dá conta expressamente de “pesquisa” realizada pela “oposição”. Ora, pesquisas eleitorais se consubstanciam em relevante instrumento de avaliação de desempenho dos candidatos durante o processo eleitoral, gerando efeitos imediatos junto ao eleitorado, que resta muitas vezes influenciado. Diante de tais graves consequências, há rigorosa disciplina para a realização e divulgação das pesquisas eleitorais, evitando-se que através de métodos artificiais ou equivocados venha a ser o eleitorado induzido a acreditar em situação diversa da real, provocando o desequilíbrio do pleito. Fato é que, pela análise superficial que ora se procede, não vislumbro a adoção da série de formalidades enumeradas na Resolução n. 23.600/2019 na hipótese”, disse o juiz.

 

A representação contra o prefeito de Araripina Raimundo Pimentel e os vereadores Roseilton Oliveira e Aurismar Pinho foi realizada pelo partido Avante.

A clara tentativa de induzir o eleitorado a acreditar em números de uma “pesquisa” sem registro junto à Justiça Eleitoral, foi avaliada por lideranças da oposição como um ato de desespero e jogo sujo por parte dos aliados do prefeito Raimundo Pimentel.

Ao final de sua decisão o juiz mandou citar o prefeito Raimundo Pimentel e os vereadores Roseilton Oliveira e Aurismar Pinho para apresentarem defesa.

COMENTÁRIOS