Ato marca Dia de Luta das Pessoas com Deficiência no Recife

Deputado professor Paulo Dutra participou da ação


O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) foi lembrado no Recife em ato realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife – COMUD, na Praça do Derby, região central da capital do estado. Cerca de 50 pessoas com deficiências diversas estiveram reunidas no local pedindo por mais respeito, igualdade e inclusão. Os manifestantes exigiram ainda a efetivação de políticas públicas direcionadas a PCDs.

O deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) participou do ato. Dutra, que em dois anos e meio de mandato tem seis leis voltadas para a cidadania das pessoas com deficiência, ressaltou o compromisso com a pauta: “A pauta da promoção da cidadania para quem possui qualquer tipo de deficiência esteve sempre entre as prioridades do nosso mandato. Foi assim que construímos nove projetos de lei neste sentido, dos quais seis já se tornaram leis estaduais. É uma luta árdua, que exige muito esforço, mas que nos alegra muito a cada conquista, como as leis de nossa autoria que exigem que shoppings e grandes centros comerciais possam mapas táteis para pessoas com deficiência visual e tecnologia assistiva ou funcionário capacitado em Libras para o atendimento a pessoas com deficiência auditiva”, disse o parlamentar.

Além do COMUD e do deputado Professor Paulo Dutra, várias organizações da sociedade civil enviaram representantes para o ato, dentre elas a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco – FCD/PE, o Bloco Carnavalesco Me Segura Senão eu Caio, a Aliança de Mães e Famílias Raras – AMAR, a Associação Pernambucana de Cegos – APEC, a Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação e Educação Especial – APACREE, a Associação dos Usuários de Cateter Intermitente de Pernambuco – AUCIPE, a Associação de Famílias Para o Bem Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo – AFETO, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONED, o IncluiPE, o Instituto Arthur Vinícius – IAV, o Centro Evangélico de Reabilitação e Treinamento Ocupacional – CERTO e o Movimento de Mulheres com Deficiência de Pernambuco.

COMENTÁRIOS