Audiência pública discute uso da telemedicina em Pernambuco

Audiência pública discute uso da telemedicina em Pernambuco

Solicitada por professores da UFPE e requerida pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães, evento reúne importantes nomes da medicina e tecnologia do Estado

Crédito da imagem: Rodolfo Albuquerque

Logo após o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentar, em fevereiro deste ano, consultas online, telecirurgias e telediagnósticos, a resolução foi revogada pelo órgão. O assunto passou a ser discutido no meio acadêmico e até mesmo dentro de Assembleias Legislativas. Com intuito de reunir especialistas da área de medicina e tecnologia junto ao poder legislativo, a Alepe irá realizar uma audiência pública nesta terça-feira (22), às 10h, no Auditório Senador Sérgio Guerra.

A solicitação foi feita por um grupo de professores da Universidade Federal de Pernambuco e encaminhada para as comissões de Saúde e Assistência Social e Ciência, tecnologia e Informática pelo primeiro-secretário da Casa. Compondo a mesa, além do deputado Clodoaldo Magalhães, e a deputada Roberta Arraes, presidente da Comissão de Saúde, estarão Magdala Novaes, coordenadora do núcleo de telessaude do Hospital das Clínicas, Dr. Giliate Coelho, Secretário executivo de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Vanessa Cristina Arantes, Teleconsultora em Saúde da Família, Alexandre Stanford, diretor de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Informática e Mário Fernando Lins e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Conhecido por ser um dos maiores polos de saúde e tecnologia do país, Pernambuco tem o primeiro hospital digital da America Latina, reconhecido pela Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), maior associação de informática em saúde no mundo. Além disso, o Hospital das Clínicas conta com Núcleo de Telesaúde (NUTES), voltado ao ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de telediagnósticos, teleconsultorias, tele-educação e telerastreamento.

O intuito da audiência é discutir prós e contras da telemedicina no estado, que há mais de 15 anos oferece esta modalidade no serviço público de atendimento por meio de campanhas de conscientização, ações de promoção de saúde, assistência e telediagnóstico, principalmente no interior do estado, onde ainda é preciso ampliar o acesso da população à esses serviços.

Serviço:
Audiência pública sobre telemedicina
Data: 22/10
Horário: 10h
Local: Auditório Senador Sergio Guerra – Rua da União, s/n – Boa Vista

COMENTÁRIOS