Autoridades lamentam morte de Dr. Enio Lustosa Cantarelli

Saiba mais informações clicando no link

Sancionada lei que denomina Complexo Hospitalar Universitário de Dr Enio Cantarelli
Uchoa quer homenagem a Dr. Enio Lustosa Cantarelli
Guilherme Uchoa Júnior faz homenagem ao Dr Enio Cantarelli


O cardiologista Enio Lustosa Cantarelli faleceu, hoje, aos 74 anos, no Recife, em decorrência de um ataque cardíaco. Sua morte representa uma grande perda para a medicina pernambucana.

Natural de Belém de São Francisco, no Sertão pernambucano, Dr. Cantarelli se destacou por idealizar grandes obras no setor da saúde, como o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), e o Unicordis.

Também foi diretor do Hospital Oswaldo Cruz, conselheiro do Cremepe e, por duas vezes, presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Em dezembro 2013, se tornou membro da Academia Pernambucana de Medicina, ocupando a cadeira 19, cujo patrono é o Dr. João Amorim, sendo o ocupante anterior o também cardiologista Ovídio Montenegro.

Enio Cantarelli foi casado com a médica Eliane de Lima Cantarelli, falecida em 2007. Ele deixa três filhos: Fabiano, Enio Filho e Marina, casada com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Autoridades enviaram registros lamentando o falecimento de Dr. Enio Lustosa Cantarelli. Confira:

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco

Pernambuco perde um grande nome da medicina com o falecimento do professor Ênio Cantarelli. Sertanejo de Belém do São Francisco, era, acima de tudo, um humanista. Imortalizado pela Academia Pernambucana de Medicina, doutor Ênio deixa um amplo legado de serviços prestados ao Estado, como fundador do antigo Hospital Unicordis, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ex-diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e como fundador e diretor por oito anos do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco – PROCAPE, um dos mais modernos hospitais do coração do País e referência em cardiologia de Pernambuco. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de profundo pesar.

 

Geraldo Julio – Prefeito do Recife

“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do médico pernambucano Enio Cantarelli, uma das maiores referências em cardiologia em todo o Brasil. Fundou o Unicordis e o Procape e foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Professor da UPE, foi diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que hoje salva vidas como referência no tratamento da covid-19. A medicina pernambucana e brasileira perde um de seus melhores exatamente neste momento de pandemia. Meu abraço mais sincero aos familiares e demais amigos de Dr. Enio.”

 

Eriberto Medeiros – Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Lamentamos o falecimento do médico cardiologista e professor Ênio Cantarelli. A medicina pernambucana perde um grande exemplo de profissional, que se engajou em tudo que fez em prol de cuidar das pessoas. Entre seus muitos gestos em favor da sociedade, Dr. Ênio Cantarelli fundou o PROCAPE, foi diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e serviu à nossa população, especialmente os mais necessitados, honrando sua profissão, orgulhando a todos nós. Deixamos nossas condolências a seus familiares e amigos.

 

Guilherme Uchoa Júnior, deputado e segundo vice-presidente da Alepe

A notícia do falecimento nesta sexta-feira do cardiologista Enio Lustosa Cantarelli, vítima de ataque cardíaco, me causou muita tristeza em razão da relação muito próxima que havia entre ele e minha família.
Ao longo de sua brilhante carreira como médico, exerceu cargos importantes como diretor do Hospital Osvaldo Cruz e conselheiro do Cremepe.
Além disso, presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia e foi membro da Academia Pernambucana de Medicina. Mas se não bastasse tudo isso, para cravar o seu nome na história da medicina em nosso estado, ainda foi idealizador do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco.
Minhas sinceras condolências aos seus três filhos por essa perda tão dolorosa.

Bruno Araújo – Presidente nacional do PSDB

“Recebi com pesar a notícia do falecimento de Dr Ênio Cantarelli. Convivi de perto com o médico dedicado quando chefiou o departamento médico da Assembleia Legislativa. Professor e referência na cardiologia de Pernambuco deixa inúmeros serviços prestados ao nosso estado.
Deixo aqui o meu abraço à familia e a seus inúmeros pacientes e amigos neste momento de despedida.”

Deputada Alessandra Vieira
Presidente do PSDB em Pernambuco

O PSDB de Pernambuco lamenta o falecimento de Dr Ênio Cantarelli, cardiologista e professor que fez muito a Pernambuco.

Registramos aqui a nossa solidariedade à família e seus muitos amigos.

 

COMMENTS