Baile Municipal do Jaboatão abre o Carnaval 2023 em clima de muita alegria, no Clube Ferroviário

Saiba mais informações clicando no link

Baile Municipal Jaboatão dos Guararapes prefeito Mano Medeiros
O Carnaval do Jaboatão dos Guararapes foi aberto, oficialmente, pelo prefeito Mano Medeiros, durante o Baile Municipal, na noite deste sábado, no Clube Ferroviário, ao som dos Clarins de Momo de Pernambuco. O local foi invadido por diversos heróis e heroínas, vilões e vilãs, Colombinas e Pierrôs, faraós, passistas, piratas, marinheiros, anjos e demônios, índios, caboclinhos, maracatus, além de muito brilho e muita alegria.

“Estou imensamente feliz com esse momento de resgate de nossa cultura. Após 12 anos sem essa festa, voltamos em grande estilo e a participação e satisfação da população mostra o quanto ela precisava disso”, afirmou Mano Medeiros. A primeira-dama, que coordenou a organização do evento junto à equipe de cultura, complementou: “Além de trazer diversão para as pessoas, o baile também é solidário, a renda será revertida para instituição beneficente e agradeço o apoio da Paróquia de Santo Amaro nessa missão”.

Baile Municipal Jaboatão dos Guararapes prefeito Mano Medeiros

A festa começou ainda na rua, com um cortejo do Bloco Lírico Flabelo do Amor, Maracatu Aurora Africana, Rebeldes do Samba e Boi Sorriso. O cortejo entrou no Clube Ferroviário, dando início às apresentações. A cantora Lua (destaque do The Voice) balançou o público com músicas como Alô Paixão, Leão do Norte e A Praieira, encerrando com uma grande ciranda. A classe artística marcou forte presença no evento.

A atriz Nelma Barros comandou o cerimonial e chamou ao palco os homenageados do baile: a Tribo Caboclo Candidé e a Tupinambá de Cavaleiro, além da artista circense Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco, que falou pelos homenageados. “Só queria agradecer e falar que foi preciso coragem do prefeito chegar e dizer: Jaboatão vai ter Carnaval. Estou muito feliz”, comemorou.

Allan Carlos veio em seguida, com uma entrada cenográfica, desfilando pelo salão fantasiado de La Ursa e botou os foliões para frevar incansavelmente, ao som metálico da sua guitarra, sempre interagindo muito com o público. Com apoio do Sesc, o Maestro Forró – que participou do último Baile Municipal, em 2011 – chegou com a Orquestra Bomba do Hemetério e não deixou ninguém sentado, indo do frevo ao forró, e trazendo Allan Carlos de volta.

Encerrando a festa, a Orquestra 90 Graus subiu ao palco, tocando os tradicionais frevos carnavalescos até os foliões se esbaldarem. E Os Clarins de Momo de Pernambuco (composto por músicos do Jaboatão) ecoaram o alvorecer carnavalesco, lembrando ao público que era hora de ir para casa, mas o Carnaval estava só começando.

A professora Ana Paula Oliveira estava devidamente fantasiada de pirata junto com o marido, Cláudio Arruda, e curtiu muito o baile. “A gente estava sentindo falta disso. Jaboatão é lugar de tradição e precisa de sua cultura. Viemos de Candeias prestigiar e estamos muito felizes. O baile está muito organizado. A decoração está linda. Estamos nos sentindo bem. A prefeitura está de parabéns”, declarou Ana Paula.

A decoração do baile foi assinada pelo artista plástico, diretor, cenógrafo e decorador Bilé Ares, que contou com a colaboração de grupo de artistas cênicos, além de voluntários para confeccionar e montar todos os adereços. Entre eles, estandartes pintados pela artista plástica e conselheira cultural do Jaboatão, Maraçane França, representando as sete regionais do município e remetendo ao tema do baile: Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil.

CARNAVAL

A programação de rua do Carnaval de 2023 terá início no Sábado de Zé Pereira, dia 18, com encontro de blocos na orla de Piedade, das 16h às 20h eo Polinho infantil Brincantes (Parque da Cidade), das 16h às 22h. Do domingo a terça-feira, os foliões também contarão com o Polo Candidé (Cavaleiro); Yapoatan (Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire), sempre das 16h, às 22h.

COMENTÁRIOS