Barreira sanitária tem ajudado Jaqueira a controlar casos de Covid-19

Ação que acontece na entrada do município tem oferecido medição de temperatura, distribuição de máscaras de proteção facial, além de higienização das mãos das pessoas e também dos veículos.


Montada na entrada da cidade de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, uma barreira sanitária tem ajudado os moradores a atravessar a pandemia do novo coronavírus. A administração municipal instalou uma estrutura, com o reforço da equipe, toda semana um conjunto de serviços são oferecidos para frear os casos na cidade. No principal acesso, são doadas máscaras de proteção facial, medição de temperatura e higienização das mãos da população. Os veículos também são higienizados.

“Cerca de 50 mil máscaras de proteção facial já foram distribuídas para nossa população”, revela Thaís Pellegrino, secretária de Saúde de Jaqueira. Ainda segundo ela, na corrida contra o tempo, o município está levando a vacinação nas residências de quem não tem como ir até à Unidade Básica de Saúde.


Ainda segundo Thais, também para facilitar os atendimentos, outra importante ação foi a montagem de uma estrutura física, no centro do município, próximo à Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida. “Na tenda, três testes estão sendo realizados para pessoas com síndrome gripal leve ou suspeita da Covid-19, (swab nasal) e (exame sorológico), além do (swab), que é laboratorial, do Lacen PE”, conclui a secretária.

A prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino, alerta que, apesar do baixo número de mortes no município, ainda é preciso a conscientização das pessoas ao que se refere ao uso de máscaras e principalmente no distanciamento social, pois, os casos aumentam todos os dias. “Estamos nos aproximando da tradicional época junina, e nosso pedido é que as famílias fiquem em casa”, reforça Ridete. Ainda segundo a gestora, as celebrações juninas estão garantidas, pois, uma programação virtual está sendo montada para toda a população.

MONITORAMENTO

A equipe da Saúde acompanha a progressão dos casos de coronavírus registrados na Zona Urbana e Rural do município de Jaqueira. Além de monitorar a quantidade de casos por rua, cada localidade tem o número atualizado em tempo real através do site oficial da prefeitura.

SUPORTES

– O Hospital Municipal de Jaqueira conta com uma ala específica para os casos de síndrome gripal. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade conta com médicos, técnicos e enfermeiros. A estrutura da unidade municipal vem garantindo os atendimentos de pacientes de casos leves e até mesmo graves;

– Os serviços ainda são ampliados quanto aos medicamentos, pois o município vem garantindo para quem apresenta sintomas da doença, um conjunto de remédios;

– Mesmo com o envio do Governo do Estado de 13 cilindros de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19, o município vem realizando a compra de novos insumos.

DADOS

– O município de Jaqueira tem 499 casos confirmados de Covid-19, desses, 466 foram recuperados. Pertencente a Mata Sul, Jaqueira se destaca na região pelo 5º lugar no baixo número de óbitos; a quantidade desde o começo da pandemia é de 19. O último registro de morte foi em 27 de maio.

– Entre os grupos prioritários, o município registrou até esta segunda-feira, 1.900 aplicações da primeira dose. Enquanto a segunda, o registro atualizado é de 975 doses.

COMENTÁRIOS