Bora Pernambucar destaca a Comunidade Quilombola de Águas Claras na série Caso de Sucesso

Saiba mais informações clicando no link

Turismo de Canto a Canto chega aos três últimos municípios
Rodrigo Novaes sai fortalecido da eleição e amplia bases no interior
Triufenses se reúnem para conversar sobre política com Alberto Feitosa e Sebastião Oliveira

O município sertanejo de Triunfo é conhecido pelo seu clima friozinho, pelo personagem Careta, que reina no Carnaval, e por sediar muitos eventos culturais e de aventura ao longo do ano. Mas o que muitas pessoas não sabem é que na cidade existe uma comunidade quilombola chamada Águas Claras, cuja origem remonta aos idos de 1850. É exatamente sobre esse atrativo da cidade, que passou a ser incluído no roteiro turístico local, que trata a série online “Caso de Sucesso”. A live acontece nesta terça-feira (8), a partir das 16h.

“Teremos Triunfo em mais uma edição do projeto Caso de Sucesso do Bora Pernambucar, para tratar de uma experiência muito interessante que vem se desenvolvendo na cidade. Serão apresentadas as atividades embasadas no turismo de experiência na comunidade quilombola de Águas Claras. Lá, o turista é recebido pelos moradores, que mostram toda sua cultura, história e gastronomia. Experiências como essa merecem ser replicadas em vários outros destinos do Estado”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

O Caso de Sucesso faz parte das atividades do programa Bora Pernambucar da Secretaria de Turismo e Lazer, e tem como propósito apresentar boas experiências de empresas, equipamentos e destinos do Estado. Esta edição tem como convidada a fundadora do receptivo Vem Pro Meu Sertão e associada da Recria – Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo, Elis Almeida, que pontuará sobre a concepção, objetivo e desenvolvimento do projeto..

“O turismo criativo prescinde de princípios como desenvolvimento social, econômico e cultural. Além de enxergar o capital humano como principal fonte para o seu fortalecimento. Por isso, todas as atividades turísticas da vivência no Quilombo de Águas Claras são realizadas pelos moradores. O nome da comunidade vem do fato de haver grande quantidade de minas de água doce e cristalinas na região. São cerca de 50 famílias no local”, pontua Elis.

Para conhecer mais de perto o sucesso do turismo criativo étnico em Triunfo, basta se inscrever na live através do link: https://forms.gle/ZRTnQSvB2G4B7AXj9

COMMENTS