Buíque: Arquimedes e Novaes tratam de parcerias para fomentar o turismo

Saiba mais informações clicando no link

Buíque: Arquimedes trata do asfalto de Guanumbi com deputado Fernando Monteiro
Deputado Marcantonio Filho vistoria obra que vai melhorar abastecimento de água em municípios do Agreste Meridional
Fernando Monteiro prestigia eventos em Caruaru, Serra Talhada e Buíque


Na manhã desta quarta-feira (06), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, recebeu a visita do Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes; do presidente da Empetur, Antonio Alves; e do vice-presidente da entidade, André Berardo. Em pauta temas relacionados ao desenvolvimento do turismo no município. Segundo o prefeito, foram tratados de projetos e ações para aproveitar a riqueza artística, cultural e natural de Buíque e do Parque Nacional do Catimbau.

“Buíque tem um grande potencial turístico e para explorar tudo isso de forma sustentável e de forma a beneficiar o maior número de pessoas, precisamos da parceria com o Governo do Estado, seja em ações estruturadoras, como em ações promocionais, capacitações e investimentos que atraiam mais e mais turistas para visitar o Vale do Catimbau, conhecer nossa arte, cultura e gastronomia. A visita do secretário Rodrigo fortalece esse projeto que vamos tocar daqui em diante”, afirmou.

O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou ainda com a presença da secretária Telma Valença (Finanças), Roberto Modesto (Governo); Esildo Barros (Turismo); Alessandra Queiroz (Adjunta de Turismo), Santina Tereza (Mulher), Aldy Régis (Agricultura), Anna Carolyna (Procuradora); os vereadores Preto de Kapinawa, Dra. Clara, Rodrigo da Ótica, Melque do Catimbau, Cidinho, Neném Barão e o presidente da Câmara, vereador Felinho da Serrinha. Também acompanhando a comitiva a Diretora de Turismo, Fernanda Carvalho; e o Diretor de Cultura, Adauto Nilo.

Durante o encontro, foram debatidas várias alternativas para fomentar o turismo e transformar os atrativos turísticos de Buíque em focos de desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda para a população. Foram feitas várias solicitações ao secretário Rodrigo Novaes, a exemplo da sinalização turística do município, parceria para melhoria dos acessos as trilhas ecológicas do Catimbau, inclusão do São João do Vale no calendário turístico do estado, cursos de qualificação e capacitação nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo, entre outros.

Após a reunião, a comitiva realizou visitas ao Museu Eduardo José de Freitas e a Casa da Cultura Lenira Cursino de Freitas. De lá, prefeito e comitiva de turismo do Estado foram até o recem inaugurado Espaço Municipal das Artes Carlos Henrique Benício, aonde estão expostas peças de artistas locais e da Rede de Mulheres Empreendedoras que reúne associações da Cáritas, Malhada Branca, Catimbau, Quilombolas, Kapinawa e Angélica, da qual fazem parte 85 mulheres.

Para fechar a agenda de visita, a comitiva visitou a Trilha do Chapadão no Parque Nacional do Catimbau, quando puderam conhecer de perto as belezas naturais e a biodiversidade do parque, monumentos geomorfológicos e sítios arqueológicos. Na sequência, visitaram os artesãos Zé Bezerra e Luiz Benício, conferindo de perto a arte que já ganhou o mundo.

Para o secretário Rodrigo Novaes, o “parque do Catimbau desponta sempre e com muita intensidade como um dos destinos mais procurados por turistas de vários cantos do País. É um local que pode ser muito mais desenvolvido pela sua beleza, o contato com a natureza, o ecoturismo, que atraem as pessoas e estão cada vez mais em evidência. Vimos saber como o estado pode ajudar, divulgar e enxergar o que é necessário de estruturação para darmos esse impulso”.

COMMENTS