Cabo de Santo Agostinho tem uma das melhores capacidades de pagamento do Estado

Cabo de Santo Agostinho tem uma das melhores capacidades de pagamento do Estado

O Tesouro Transparente, ferramenta do Ministério da Fazenda, responsável por realizar o acompanhamento de Estados e Prefeituras do País, classificou o Cabo de Santo Agostinho como uma das melhores cidades de Pernambuco em capacidade de pagamento (Capag) e a melhor da Região Metropolitana, incluindo Recife, obtendo a “classificação A”. O comparativo pode ser feito no site: www.tesourotransparente.gov.br/visualicoes/previa-fiscal. Esse estudo visa mostrar a capacidade de pagamento dos entes subnacionais da federação, o que explicita a gestão fiscal e financeira desses entes. No levantamento apresentado municípios como: Recife, Olinda, Ipojuca, Petrolina, Caruaru e entre outros obtiveram a classificação C, que segundo a ferramenta essa nota restringe a aquisição de créditos para investimentos. “O equilíbrio fiscal e a consequente posição do Cabo, que possui uma das melhores capacidades de pagamento de Pernambuco e do Brasil, é fruto de um planejamento financeiro e de uma gestão zelosa.” declarou o Prefeito em Exercício Keko do Armazém. A metodologia de classificação da capacidade de pagamento dos entes baseia-se em três indicadores: endividamento: Dívida consolidada bruta / receita corrente líquida; poupança corrente: Despesas correntes / receitas correntes; e liquidez: Obrigações financeiras / disponibilidades de caixa bruta. Para cada um dos indicadores há requisitos a serem atendidos pelo ente e conforme o atendimento na faixa de valores, assim fica definida a classificação para cada indicador, sendo A, B ou C. Com a classificação nos três indicadores, uma nova classificação dos valores por indicador definirá a nota final da CAPAG para o ente. O único modo de receber A, a melhor nota final, é tirar nota A nos três indicadores. Já, o único modo de tirar a pior nota, D, é tirar nota C nos três indicadores. Apenas as classificações gerais A ou B atestam que o ente está elegível para obter garantia da União para operações de crédito.

O Tesouro Transparente, ferramenta do Ministério da Fazenda, responsável por realizar o acompanhamento de Estados e Prefeituras do País, classificou o Cabo de Santo Agostinho como uma das melhores cidades de Pernambuco em capacidade de pagamento (Capag) e a melhor da Região Metropolitana, incluindo Recife, obtendo a “classificação A”. O comparativo pode ser feito no site: www.tesourotransparente.gov.br/visualicoes/previa-fiscal. Esse estudo visa mostrar a capacidade de pagamento dos entes subnacionais da federação, o que explicita a gestão fiscal e financeira desses entes.

No levantamento apresentado municípios como: Recife, Olinda, Ipojuca, Petrolina, Caruaru e entre outros obtiveram a classificação C, que segundo a ferramenta essa nota restringe a aquisição de créditos para investimentos. “O equilíbrio fiscal e a consequente posição do Cabo, que possui uma das melhores capacidades de pagamento de Pernambuco e do Brasil, é fruto de um planejamento financeiro e de uma gestão zelosa.” declarou o Prefeito em Exercício Keko do Armazém.

A metodologia de classificação da capacidade de pagamento dos entes baseia-se em três indicadores: endividamento: Dívida consolidada bruta / receita corrente líquida; poupança corrente: Despesas correntes / receitas correntes; e liquidez: Obrigações financeiras / disponibilidades de caixa bruta. Para cada um dos indicadores há requisitos a serem atendidos pelo ente e conforme o atendimento na faixa de valores, assim fica definida a classificação para cada indicador, sendo A, B ou C. Com a classificação nos três indicadores, uma nova classificação dos valores por indicador definirá a nota final da CAPAG para o ente. O único modo de receber A, a melhor nota final, é tirar nota A nos três indicadores. Já, o único modo de tirar a pior nota, D, é tirar nota C nos três indicadores. Apenas as classificações gerais A ou B atestam que o ente está elegível para obter garantia da União para operações de crédito.

COMENTÁRIOS