Câmara aprova liberação de testes da covid-19 para servidores terceirizados da saúde

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Samuel Salazar (MDB)

Por meio de videoconferência, a Câmara Municipal do Recife aprovou o requerimento 2580/2020 para liberar testes que detectam a covid-19 em servidores terceirizados de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A autoria da proposição é do vereador Samuel Salazar (MDB). que segue mapeamento feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre risco de contaminação pelo novo coronavírus nas várias áreas de atuação dos brasileiros. Conforme a pesquisa, no Recife 51% dos trabalhadores estão em risco, um grupo de 313.426 mil profissionais em diversas áreas.

Pelo estudo, condutores de ambulância apresentam 79% de chances de contágio, esse grupo e demais trabalhadores da área, são o alvo da proposição do vereador. De acordo com o propositor, os testes poderão ser realizados naqueles que estejam desenvolvendo as atividades no ambiente hospitalar. “Temos que lembrar que motoristas de ambulância, serviços gerais, manutenção, porteiros de hospitais e postos de saúde também estão expostos”, reforça o parlamentar.

O estudo da UFRJ mostrou que 2,6 milhões de profissionais da área de saúde apresentam risco de contágio acima de 50%. Os mais vulneráveis são os técnicos em saúde bucal, que apresentam 100% de risco de contágio pela proximidade física com os pacientes. Essa categoria também foi tema de ofício do vereador Samuel Salazar, que em maio pediu que consultórios odontológicos fossem incluídos como serviço essencial.

Com a aprovação, a aplicabilidade segue para apreciação da Prefeitura do Recife.


Confira o estudo em: https://impactocovid.com.br/atividade.html

COMENTÁRIOS