Câmara do Recife celebra os 40 anos do Centro Josué de Castro

Câmara do Recife celebra os 40 anos do Centro Josué de Castro

A iniciativa do vereador Jayme Asfora destaca a produção de conhecimentos e contribuição do Centro Josué de Castro para s políticas públicas do nosso país.

A iniciativa do vereador Jayme Asfora destaca a produção de conhecimentos e contribuição do Centro Josué de Castro para s políticas públicas do nosso país.

O Centro Josué de Castro, pioneiro em estudos e levantamentos que resultaram no enriquecimento de novas políticas públicas para o Nordeste e para o país, referência no segmento, em nosso estado, será homenageado dia 19 de setembro, às 15h, pela Câmara dos Vereadores do Recife, pelos seus 40 anos de existência, uma iniciativa do vereador Jayme Asfora (sem partido).

Fundado em 1979 por pesquisadores pernambucanos, o Centro, localizado no Beco São Gonçalves nº 118, no Bairro da Boa Vista, segue com seus trabalhos, sob a presidência da estudiosa, advogada e pesquisadora Nanci Lourenço e tem figuras conhecidas entre seus fundadores como o sociólogo José Arlindo Soares, o economista Sérgio Buarque, cientista político Antonio Lavareda, entre outros.

“O Centro tem marcos de pioneirismos importantes. “Foi durante o processo de redemocratização do Brasil, o Centro analisa as experiências da gestão democrática vividas em Fortaleza, Santos e Porto Alegre com o objetivo de ajudar a refletir o estágio em que se encontram as cidade-estado brasileiras diante da tendência de valorização do poder local. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Comunidade Europeia, que culminou no livro “Os Desafios da Gestão Municipal Democrática” nos primeiros anos da redemocratização do país, pós 1985”, lembra Asfora, também resgatando outra grande contribuição que foi a impactante pesquisa de 1992/93 sobre o trabalho infantil na Zona da Mata de Pernambuco que terminou constatando que 25% da mão de obra da região eram de crianças e adolescentes, baixa de escolaridade, o que afetava os direitos humanos”.

A pesquisa se tornou um instrumento de pressão nacional e internacional, culminando com a criação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, pelo Governo Federal”, detalha Asfora. Ainda como trabalho de relevância do Centro houve a pesquisa que culminou no livro Movimento Sindical em uma Época de Crise que analisa o novo período vivido pelo movimento sindical brasileiro, caracterizado por novas formas de luta e pela contestação  aberta a legislação trabalhista, no período da transição democrática.

Atualmente o Centro atua em dois projetos estratégicos: “Apoio ao Desenvolvimento Local, com elaboração de Planos Diretores Participativos” e o “Projeto Jovens Cidadãos” com o objetivo de desenvolver atividades de arte, cultura e pesquisa com professores e estudantes baseado em temas tratados pelo cientista Josué de Castro no aprimoramento das atuais políticas de meio ambiente e sustentabilidade.

O espaço, denominado Centro Josué de Castro, inspirado no grande humanista Josué de Castro (Geografia da Fome) acolhe desde 1987, acervo documental do escritor, reconhecido internacionalmente, doado por sua família, o que se constitui parte integrante da biblioteca, aberta a estudos e análises de interesse da sociedade. “As principais área de estudo do Centro Josué de Castro têm sido a análise da realidade brasileira, especificamente da região Nordeste. O Centro Josué de Castro é ciência, é conhecimento. Uma justa homenagem, portanto, essa que prestamos na Câmara Municipal dos Vereadores”, justifica Jayme Asfora.

COMENTÁRIOS