Câmara do Recife realiza homenagem a profissionais das Unidades de Saúde da Família

Saiba mais informações clicando no link

Professora Ana Lúcia Câmara de Vereadores do Recife
Profissionais das Unidades de Saúde da Família foram homenageados na noite dessa terça-feira, 23, em uma reunião solene, que aconteceu por meio de iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A reunião foi presidida pelo vereador Tadeu Calheiros. “Assim como eu sou uma defensora da educação pública, eu sou defensora do SUS. Há cerca de dois anos, os profissionais da saúde estiveram na linha de frente durante a batalha mais dura que o mundo já enfrentou, a pandemia de Covid 19, que como crise gravíssima, teve uma característica em comum com todas as outras crises: as crises são reveladoras, elas tornam evidentes nossas maiores necessidades, nos fazem perceber o que é realmente importante e o que não deve ser considerado prioridade. A expressão “rico de saúde” nunca fez tanto sentido quanto no período em que vimos acontecer tantos adoecimentos e mortes por Covid.” Destacou a parlamentar.

Ana Beatriz Vasconcelos, Gestora do Distrito Sanitário IV, falou sobre a dedicação dos profissionais da saúde das USF. “A palavra que não sai do nosso dia a dia, é guerreiros. A gente entende que vocês estão ali, na ponta, perto das pessoas, e que a doença só vai ser vencida se a gente tiver um olhar diferenciado. A pandemia nos ensinou muita coisa, inclusive a cuidar da saúde da gente, e nada se faz sozinho. A gente vem de um processo de muita entrega, continuem assim.”

Juliana Martins, Secretária Executiva de Atenção Básica do Recife, falou sobre o compromisso da gestão municipal com a categoria. “Agradecemos a todos que trabalham pela qualidade de vida da nossa população. Vivemos recentemente um período muito difícil que foi a pandemia, e se não fosse esse trabalho que é feito lá na ponta, dentro das comunidades, o que seria da gente? Eu reafirmo que a atenção primária em saúde é uma prioridade da gestão municipal, e a secretária Luciana Albuquerque está disposta a melhorar as condições de trabalho de vocês, e as condições de saúde da população.”

Juliana afirmou que Recife tem 1 milhão de pessoas sendo assistidas pelas USF, que a cidade conta com 222 equipes, 18 distritos, e realiza cerca de 400 mil procedimentos por mês, chegando a um número aproximado de 5 milhões de procedimentos por ano.

O vereador Tadeu Calheiros parabenizou a vereadora Ana Lúcia pela iniciativa, e disse que conhecia bem o comprometimento dos profissionais de saúde com as atividades que realizam.

“Já vi profissional tirar do próprio bolso, para que a pessoa que ele estava atendendo não ficasse sem o remédio que precisava. Sabemos que temos muito a melhorar, mas é importante ter uma visão otimista, ver o copo meio cheio.” Afirmou.

70 certificados simbólicos foram entregues aos profissionais que participaram da reunião solene, que contou com uma apresentação musical e com a exibição de um vídeo que mostrou como é realizado o trabalho das USF.

“A homenagem de hoje teve como objetivo destacar a importância da atuação dos profissionais das Unidades de saúde da Família, que inclui empenho e dedicação, e resulta em um trabalho humanizado, que beneficia, de várias formas, a população da nossa cidade.” Finalizou Ana Lúcia.

COMENTÁRIOS