Câmara Municipal do Recife aprova o programa “Domingo na Rua é Arretado” e Avenida Conde da Boa Vista pode ser contemplada

Proposto pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), Programa tem como objetivo autorizar que algumas ruas do Recife, conforme demanda de seus moradores, fiquem disponíveis para a população durante os domingos e feriados para a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas

Foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife, na reunião Ordinária desta segunda-feira (18) o Requerimento 18.892/2021 do Vereador Rinaldo Junior (PSB) que seja feita indicação ao Prefeito do Recife, Sr. João Campos, e à Presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), Sra. Marília Dantas, para o Poder Executivo criar o PROGRAMA “DOMINGO NA RUA É ARRETADO”.  O referido programa tem como objetivo autorizar que algumas ruas, conforme demanda dos moradores da região, fiquem disponíveis para a população durante os domingos e feriados, por um período de tempo (das 10 às 16 horas), para a prática de atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer.

Ainda de acordo com o requerimento, os trechos de vias, praças e largos que integrarem o Programa “Domingo na rua é Arretado” serão definidos por decreto do Executivo, sugerindo-se ao menos um trecho por Bairro, inclusive atendendo requerimentos dos moradores das respectivas regiões do município. Durante o período de funcionamento do Programa ficará proibido o trânsito de veículos no local de forma total ou parcial, exceto os moradores da área fechada.

“A nossa ideia é entregar as ruas do Recife aos seus verdadeiros donos, à população, dando oportunidade de algumas vias centrais ou dos subúrbios serem entregues aos artistas, artesãos, ciclistas, skatistas, crianças, turistas e todas as famílias que queiram curtir as ruas e avenidas da sua cidade, sem falar dos comerciantes e de todos que desejam ganhar o seu pão. Damos como exemplo a Avenida Paulista, em São Paulo, onde estive presente recentemente conhecendo o projeto, precisamos seguir o exemplo do que vem dando certo, como já deu certo, por exemplo, com o nosso Recife Antigo. Da mesma forma como São Paulo tem a sua avenida Paulista, a gente tem aqui a avenida Conde da Boa Vista. Por isso estou trazendo aqui a ideia para a cidade do Recife, pra gente estender a ideia para todo o Recife, tanto para a Conde da Boa Vista, quanto para outras ruas e avenidas de outros bairros da cidade, através do programa Domingo na rua é arretado. Imaginem a avenida Conde da Boa Vista fechada aos domingos para o turista, para as famílias recifenses, os esportistas, ciclistas, os artistas de rua, artesãos e os comerciantes ambulantes? A Economia solidária, por exemplo, num momento como esse, de retomada da economia, iria ter grande benefício. Imaginem esse programa no seu bairro? Portanto, peço aos vereadores aprovação desse relevante programa para nossa cidade”, afirmou o vereador Rinaldo Junior, em seu discurso no grande expediente.

De acordo com sua Justificativa no Requerimento, o vereador Rinaldo Junior ressalta que “A ocupação do espaço público de Recife precisa ser pauta constante para a cidade, logo que tem como consequência o aumento da segurança pública e lazer para população. Nesse sentido, é fundamental esse projeto para aproximar os cidadãos e recuperar a vida urbana, fazendo com que Recife seja, cada vez mais, uma cidade que garante a qualidade de vida de sua população e devolvendo a cidade para as pessoas. O direito ao lazer é garantido pela nossa constituição no seu artigo 6º, que estabelece que o estado deve proporcionar a todos a efetivação desse direito de forma concreta”.

COMENTÁRIOS