Camaragibe pode ter a primeira prefeita da história

Camaragibe pode ter a primeira prefeita da história

Coluna Política em Dia - Por Marcelo Velez

A partir dos resultados de 2018, os primeiros palanques municipais já começam a se formar. Cidades como Carpina, Camaragibe e Recife devem repercutir fortemente o resultado deste ano. Não houve pleito, houve sondagem com vistas a 2020. Em Camaragibe, cidade que esteve até poucos dias atrás na tensão de uma provável cassação do prefeito Meira, que conseguiu reverter a decisão na justiça, tomou corpo a notícia de que a atual vice-prefeita, Drª Nadegi (DC), rompida com a gestão, deve se lançar candidata a prefeita, tentando chegar a um posto no qual nunca uma mulher foi eleita no município. A própria doutora já foi candidata a vice em outra ocasião, quando disputou junto ao ex-prefeito Paulo Santana (ex-PT), tendo assumido o comando da máquina municipal em alguns momentos. 

Tendo como força principal o desgaste do prefeito Meira, o nome da Drª Nadegi tem crescido absurdamente nos comentários da cidade. Com o ex-prefeito Jorge na hipótese de se tornar inelegível por ter suas contas reprovadas na Câmara e a rejeição estratosférica do atual gestor, Drª Nadegi Queiroz tem sido procurada por diversas lideranças e vereadores da cidade para conversas iniciais. Há inclusive a notícia de que o vereador e líder camaragibense Paulo André(PSB) é um nome forte para compor a chapa como vice, principalmente pela densidade eleitoral e grande representatividade no curso de seu segundo mandato. Em reserva, um importante interlocutor do PSB de Recife contou que Paulo só não é vice se não quiser e teria todo apoio do Palácio estivesse disposto a encarar tal missão. Mais ainda, sondagens do início e do meio deste ano indicam que Drª Nadegi e Paulo se complementam em termos de estatística eleitoral, um com grande aceitação em eleitorados onde o outro não tem capilaridade. Procurada antes do fechamento desta matéria, a médica foi categórica: “2020 eu discuto em 2020”. “Agora, cumpro o mandato que o povo me deu, fiscalizando as ações e omissões da atual gestão. Também trabalhamos na construção de uma frente de oposição que queira construir um projeto de cidade. Reconheço no vereador Paulo André uma importante liderança política na cidade, mas, quando a hora certa chegar, discutiremos o papel de cada um na eleição”, disse.

Agora vai – O prefeito de Carpina, Botafogo(PDT), não sabe o que é uma derrota. Foi prefeito por duas vezes em Lagoa do Carro e está no exercício do terceiro em Carpina. Quando bateu na trave como candidato a deputado estadual em 2014, foi chamado a assumir o mandato com dois meses e quinze dias da posse dos eleitos. Entretanto, muitos apostam que o desgaste do gestor é tão grande que a derrota em 2020 é iminente e deve ser fragorosa. 

Chiadeira – O ex-candidato a deputado estadual Manoel Jerônimo(PROS), primeiro suplente na coligação AVA-PDT-PROS, judicializou o deputado estadual eleito Zé Queiroz(PDT) alegando que ele foi condenado por órgão colegiado e estaria inelegível, logo não poderia assumir. Este movimento que visa assegurar o mandato a Manoel acabou por gerar rusgas entre os dois personagens e mais ainda entre representantes estaduais dos dois partidos. 

Surfando – Independente do sucesso ou insucesso do governo Bolsonaro, apoiadores e simpatizantes já delineiam palanques municipais em Pernambuco para eleger o maior número possível de prefeitos pelo PSL. Eles preveem que, se houver desgaste do atual presidente, isto apenas se mostrará com mais força em 2021 e 2022. Por outro lado, se a aprovação dele se mantiver constante, já é o suficiente para eleger o prefeito de muitas cidades importantes. 

É meu – Há quem diga que os Coelho estão esperando o momento certo para se posicionar como principais nomes da oposição pernambucana. Um interlocutor em reserva confidenciou que eles devem esperar por volta de 6 meses para sondar o governo Bolsonaro e depois partir para o ataque. O primeiro passo seria tomar o comando do DEM e coragem para isso já mostraram que têm quando tentaram fazer o mesmo com o MDB de Jarbas e Raul Henry. Também há a informação de que os Coelho estão circulando por várias cidades para formatar palanques preliminares com vistas a 2020.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS