Cangaço, história e estética são foco de novo episódio do Raízes Sertanejas

Saiba mais informações clicando no link


Lançado neste mês, o podcast Raízes Sertanejas, do Cais do Sertão, tem aproveitado o espaço nos agregadores de música para explorar fortemente a cultura nordestina. No episódio desta semana, a educadora do museu, Viviane Sampaio, apresenta dados sobre a história dos líderes nordestinos, da entrada das mulheres e das mais variadas expressões artísticas. Ele estará disponível no Spotify a partir de quarta-feira.

No episódio intitulado Cangaço, História e Estética, o foco se volta à reflexão acerca dos líderes antecessores a Lampião, as primeiras vanguardas artísticas que impactaram a cultura sertaneja e os primeiros registros de mulheres que integraram o movimento do cangaço. 

Foto: Francisco Andrade


O podcast “Raízes Sertanejas” foi idealizado e realizado pelo músico-educador da casa, Diogo do Monte, por meio da Lei Aldir Blanc. O programa está disponível gratuitamente pelo Spotify, plataforma que já abriga o canal de playlists do museu.


Além do podcast, o internauta interessado em cultura popular pode navegar nas playlists temáticas do Spotify do Cais. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicadas ao Rei do Baião, como Luiz Gonzaga, Gonzaga em Outras Vozes e O Sertão cantado por Gonzaga, a listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista Saudade do Recife, proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.

COMENTÁRIOS