Carnaval da retomada chega ao fim com multidão ​n​o Marco Zero embebida em frevo até o sol raiar

Bairro do Recife viu o sol nascer em plena folia, após apresentações de André Rio, Nena Queiroga, Lenine, Spok, João Gomes, Alceu Valença e Elba Ramalho

Carnaval do Recife Março Zero Prefeitura do Recife João Gomes Alceu Valença Lenine Elba Ramalho

A espera foi vagarosa e envolveu sentimentos diversos, mas apenas um permeou, do início ao fim, o Carnaval do Recife 2023: exultação. Parte das mais de 2800 atrações espalhadas pelos 44 polos da festa fizeram do Marco Zero o ponto principal do êxtase coletivo deste período. Na noite desta terça-feira (21), não foi diferente. André Rio, Nena Queiroga, Lenine, Spok, João Gomes, Alceu Valença e Elba Ramalho honraram a despedida do maior festejo de rua do Brasil. Já com o sol raiando na Quarta-Feira de Cinzas, os foliões ostentaram pulmões cheios de fôlego, prontos para soprar para longe dois anos de angústias – e afiançar que em 2024 tem mais.

“Nós estávamos muito confiantes de que faríamos um grande Carnaval porque a dedicação foi integral. A nossa diretriz sempre foi a de fazer tudo da melhor forma. E isso não é só em relação ao Carnaval, porque eu acho que em tudo o que você vai fazer na vida, você tem que dar o melhor de si”, frisou o prefeito João Campos. “Tivemos um time muito grande envolvido e comprometido com o sucesso da festa do Recife. A gente tem mais de 6,5 mil pessoas da Prefeitura que trabalharam no Carnaval. São mais de 2,8 mil lançamentos na área de segurança do município; mais de 2 mil profissionais da saúde, com pontos do SAMU em diversas áreas; da assistência social e de diversos outros setores da gestão. E eu sempre ressalto isso porque quando a gente vê uma festa grande, bonita, funcionando, ela não é fruto do acaso, mas sim de muito trabalho e dedicação.”

Carnaval do Recife Março Zero Prefeitura do Recife João Gomes Alceu Valença Lenine Elba Ramalho

“Mas eu também quero destacar como tem sido importante a participação do folião para o sucesso do Carnaval do Recife. A gente tem um volume muito grande de pessoas, superior a anos anteriores, mas o sentimento geral é que há um espírito de muita paz, de harmonia, de brincadeira e de leveza. As pessoas realmente estão traduzindo a saudade do carnaval e a vontade na boa brincadeira e no bom espírito do carnaval. Isso faz toda a diferença. Não adianta ter tudo pronto se não tiver as pessoas para brincarem em paz”, completou o prefeito.

Sempre há os foliões que guardam um horário específico para conferir de perto seu artista preferido. Eliane Andrade, 53 anos, fez isso com Lenine. Mas o conforto oferecido por toda a estrutura fez com que ela se motivasse a curtir muitos outros shows. “Sempre gostei do Lenine, ouço desde o início da carreira dele. Curto o estilo e no Carnaval seria imperdível não vir aqui curtir. Mas claro, gosto de toda a festa, dos blocos líricos. Tenho sentido um clima tranquilo, dependendo do ponto onde ficamos. Claro, está lotado, tem aglomeração, mas consegui ver todos os dias com tranquilidade.”

Uma das atrações mais esperadas da noite, João Gomes sem dúvida está acostumado a arrastar multidões. João Paulo Bezerra, 22 anos, veio justamente para prestigiar o jovem pernambucano, mas elogiou outros pontos além da grade de apresentações. “Gostei bastante da estrutura que a festa toda teve, indo além dos shows. Principalmente o foco na diversidade, o respeito ao diferente, tanto nas escolhas de artistas como da mensagem da festa em si. Senti segurança com isso.”

Responsável por conduzir os foliões pela chegada da não esperada Quarta-Feira de Cinzas, o Orquestrão nasceu em 2016, com a ideia de ser a maior Orquestra de Frevo do mundo, sendo a grande apoteose do Carnaval. Desde então, há uma média, em cada edição, de mais 180 músicos executando juntos o ritmo. O comando fica a cargo do Maestro Spok. Com uma comoção assim, não faltou gente acompanhando. É o caso de Caroline Ferreira, 34, que há quatro anos mora na Itália. “Sou recifense, mas estou há quatro anos no exterior e, consequentemente, há quatro anos sem Carnaval. Estou achando tudo muito lindo, esse palco aqui do Marco Zero é algo incrível. E vim para aproveitar mesmo o máximo que der. Embora eu goste de Lenine e Alceu, a ideia era justamente ficar para a apoteose, que para mim é a melhor parte. Quero nem pensar na saudade que ficarei quando deixar o Brasil de novo”, confessa.

CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.

COMENTÁRIOS