Carnaval do Paudalho, na Zona da Mata Norte, reúne milhares de pessoas em quatro dias de folia

Saiba mais informações clicando no link

Carnaval do Paudalho Prefeitura do Paudalho
O Carnaval Multicultural do Paudalho encerrou nessa terça-feira (21) contabilizando um sucesso de público. Iniciado na sexta-feira (17), com encontro de blocos líricos na Apoteose de Abertura, os três dias de Festa de Momo foram marcados por atrações culturais e musicais. Os ritmos englobaram todos os gostos da população, que pôde conferir apresentações que foram desde caboclinhos até o brega/funk, misturando o moderno e o centenário. Com mais de 100 mil pessoas circulando pelo local diariamente, o festejo reitera seu título de maior Carnaval do interior de Pernambuco.

No Polo Principal, localizado no Pátio de Eventos Beira-Rio, no Centro de Paudalho, ocorreram apresentações de artistas regionais populares nacionalmente. Iniciando a programação com o Banho de Frevo Adulto todas as tardes, no domingo (19), o palco recebeu a Orquestra Seraphins, logo após cantou com o rei do carnaval pernambucano, Alceu Valença, e dançou com a energia eletrizante de Nádia Maia. Na segunda (20) a festa começou com a alegria do Maestro Forró e, em seguida, deu as boas vindas para a volta de Elba Ramalho para a cidade. O dia foi encerrado com o axé de André Marreta. Para concluir as apresentações, no último dia de Carnaval quem comandou a celebração foi Almir Rouche, que fez um show junto com a orquestra paudalhense 100% Frevo. Logo após, Mc Troia fez os jovens irem à loucura, descendo até o público para cantar. Posteriormente ocorreu o show de Os Neiffs e, para finalizar o Carnaval no Polo Principal, Priscila Senna subiu ao palco em uma apresentação especial, que misturou seus sucessos no brega com clássicos do frevo. 

Ainda no Polo Principal, o Carnaval de Paudalho é sem comparação quando se trata em pensar na diversão das crianças, sendo o único da região com programação específica para os pequenos foliões através do Banho de Frevo Infantil. No domingo a festa foi comandada pela banda do Tio Bruninho. Na segunda-feira foi a vez da Barca Maluka, que já é tradição no evento. E na terça-feira, a celebração contou com a participação do grupo Balão da Alegria, que desceu do palco para brincar com as crianças.

FESTA MULTICULTURAL

Já no Polo Cultural, na Praça Pedro Coutinho, no Centro do município, o espaço foi aberto para as múltiplas manifestações artísticas estarem no centro das atenções. Pela manhã, o Polo foi palco para apresentações de maracatus, bois, caboclinhos e blocos líricos. E durante a noite, no domingo (19), ocorreu o desfile dos Blocos Líricos Amantes do Luar, Magia Lírica e Som da Serenata. Em seguida, o público pôde conferir as escolas de samba Gigante do Samba e Unidos da Primavera. A multidão também pôde ver as fantasias dos Clubes Lenhadores e Cruzeiro do Sul e shows da Orquestra 100% Frevo e Chicote Elétrico. Na noite da segunda-feira (20) a celebração começou com o Bloco Lírico Amantes do Luar e com a Escola de Samba Estação da Primavera. Em seguida desfilaram os Clubes Estrela do Paudalho e Lenhadores. A noite foi encerrada com os shows da Orquestra Pérola e do cantor André Viana. No último dia de festejo, na terça-feira (21), o Polo Cultura encerrou sua programação com os Blocos Líricos Som de Serenata e Magia Lírica, o desfile da Escola de Samba Grêmio Recreativo Império do Belém, do Clube Estrela do Paudalho e do Clube Cruzeiro do Sul. Encerrando as atrações do Polo Cultural, o Carnaval terminou com os shows da Orquestra Caprichosos de São Miguel e da cantora Irah Caldeira.

CARNAVAL SEGURO

Além das atrações artísticas, o festejo foi um sucesso graças às ações realizadas para auxiliar o público durante a diversão. No local foi montado o stand do Plantão Social, que realizou o cadastramento de pulseiras de identificação para crianças e fiscalizou a garantia do cumprimento dos direitos delas, de idosos, mulheres, pessoas LGBTQIA+, entre outros grupos. Também estava presente o stand do Posto de Atendimento, com profissionais da saúde realizando diversos exames e com entrega de preservativos. Além disso, para manter a segurança nos Polos, a equipe de Trocadores de Garrafas garantiu que nenhum vasilhame de vidro fosse levado até a área central, transferindo os líquidos para garrafas de plástico. Ao mesmo tempo, a equipe da Coleta Seletiva em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPCAPA), realizou a coleta de Resíduos Sólidos Recicláveis. Ao todo, foram recolhidas mais de 3,5 toneladas de materiais para reciclagem.

COMENTÁRIOS