Carnaval se despede no Jaboatão com resgate da cultura e muita alegria

Saiba mais informações clicando no link e

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes Carnaval
O último dia de Carnaval, no município do Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (21), foi marcado por muita folia e gostinho de quero mais entre os foliões. Após dois anos sem festa devido à pandemia da Covid-19, e há muito tempo sem a cidade ter tantos polos de animação, 2023 fica marcado como o ano do resgate, não só do período carnavalesco, como da própria cultura popular. Desde o Sábado de Zé Pereira, foram mais de 200 atrações nos seis polos montados pela Prefeitura do Jaboatão, quanto nos diversos blocos apoiados pela gestão municipal. Artistas locais foram a maioria e a população fez sua parte, indo às ruas dançar frevo, maracatu, samba, brega e todos os ritmos que fizeram parte da programação.

Na despedida, a animação foi garantida por Tio Dody, Orquestra Pernambucana de Ritmos, Boi Sorrizo, Allan Carlos, Maracatu Baque Forte, Marcelo Pernambucano, Banda Magia Nordestina, Luan Santos, DJ Baloo, Banda Kitara, Grupo Samba Ponto 7 e Sedutora, entre outros artistas. Além dos blocos que arrastaram milhares de pessoas pelas ruas do Jaboatão. Ao longo do período carnavalesco, ainda se apresentaram Lua, Gustavo Travassos, Dudu do Acordeon, Nena Queiroga e Patusco.

Foliões, que há muito tempo não curtiam o Carnaval no Jaboatão com uma programação tão extensa, disseram que a folia deste ano já deixa saudades. “Estou com 53 anos e já brinquei muito Carnaval em Jaboatão, mas nos últimos anos tive que ir pra outras cidades porque não havia uma programação atrativa aqui. Agora está sendo diferente. A Prefeitura tomou uma grande iniciativa trazendo artistas de renome. Vim com minha filha e nos divertimos muito”, contou a manicure, que frevou no Polo Tupinambá, em Piedade.

O comerciante José Paulo também ressaltou a ação da gestão municipal. “Aqui na Muribeca foi muito bom e a nossa comunidade se sentiu prestigiada. Acredito que, no próximo ano, vai ser melhor. Esse povo da Prefeitura de Jaboatão é rochedo!”, disse Paulo, que estava com a esposa e o filho no Polo Índia Morena.

Keninho Lima, que ontem se apresentou com o Boi Sorrizo nos polos Yapoatan e Candidé de Cavaleiro, falou sobre a importância do Carnaval para Jaboatão e à cultura. “Estou aqui com pessoas da minha comunidade e com outras que vieram de outros bairros para brincar com muito amor. A importância desse Carnaval foi além do esperado, porque resgatou a tradição e, para nós que somos o único boi bumbá de Jaboatão, foi uma experiência única nos apresentar para públicos diferentes da nossa cidade. A Prefeitura está de parabéns por realizar essa festa”, elogiou o artista.

Índia Morena tem uma carreira circense de 70 anos e foi uma das homenageadas no Carnaval do Jaboatão 2023. Ontem, ela se apresentou no Polo Índia Morena, na Muribeca, e se emocionou com o carinho do público. “Dou parabéns à Prefeitura do Jaboatão e agradeço por ter promovido esse Carnaval. O que está sendo feito agora é o muito do que nunca foi feito. Nós artistas só temos a agradecer pela oportunidade que tivemos nestes quatro dias”, salientou.

O tema do Carnaval 2023 foi Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil, tendo como homenageados Índia Morena, Tribo Candidé de Cavaleiro e Caboclinhos Tupinambá. E os polos deste ano foram: Yapoatan (Jaboatão Centro), Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro), Tupinambá (Piedade), Preacas (Curados), Brincantes (Prazeres) e Índia Morena (Marcos Freire/Muribeca).

COMENTÁRIOS