Carreta para conscientização do combate a Dengue no Recife conta com apoio do diretor da Rádio Maranata, André Carvalho

Carreta para conscientização do combate a Dengue no Recife conta com apoio do diretor da Rádio Maranata, André Carvalho

O Recife receberá entre os dias 02 e 04 de fevereiro, a Carreta Tecnológica para conscientização da população com relação ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa é do diretor da Rádio Maranata FM, André Carvalho. O veículo ficará estacionado no Parque Treze de Maio, na capital pernambucana e atenderá populações não só do Recife mas de todo o estado. O projeto tem como finalidade orientar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya através de softwares gratuitos que prometem despertar a conscientização da população. Recife será a última parada da Carreta do Mosquito no circuito Nordeste, que já passou por Salvador e Aracaju. Após tomar conhecimento do número assustador de casos da doença no estado, André Carvalho imediatamente contatou o projeto, através do Ministério da Saúde, e articulou a presença da carreta em Pernambuco. De acordo com o Ministério da Saúde, 2/3 dos criadouros do mosquito estão em domicílios. Com números como estes, a região Nordeste foi classificada no último ano de pesquisa publicada com quase 20% dos seus municípios em estado de risco. Mais 43% estão em alerta, e apenas 36% em situação satisfatória. Segundo Álvaro Maciel, diretor responsável pelo projeto, "É preciso incluir tecnologia na educação, para transformar a informação mais rápida e direta". Pensamento também compartilhado pelo diretor da Rádio Maranata, André Carvalho. A população poderá embarcar na carreta, e terá na primeira etapa do Circuito a Casa Cenográfica, onde mensagens educativas e baseadas em histórias e relatos verdadeiros aparecem sobre uma tela de LED. Em seguida, para saber sobre os sintomas e o tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes, serão disponibilizadas informações em três telas touch screen. Já o terceiro ambiente é uma tela com foto touch, onde a pessoa registra sua participação no Circuito e pode enviar a imagem por e-mail. Mais adiante, um tapete interativo vai possibilitar que o morador da região se depare com focos de mosquito na área da casa fictícia projetada no painel. É possível ver os locais de potencial criadouro do inseto, além de espaços e objetos já usados pelo mosquito em sua reprodução, e saber como eliminar esses perigos. Depois disso, as pessoas terão a experiência de, por meio de uma projeção interativa, eliminar com as mãos ou uma raquete alguns mosquitos voando bem à sua frente. O atendimento gratuito, ocorrerá das 14h às 18h da sexta-feira (02) e das 09h às 15h de sábado (3) e domingo (4). Essa iniciativa prova mais uma vez o foco social de André Carvalho, sempre com iniciativas voltadas para atender aos cidadãos pernambucanos, buscando uma interação entre a população e as autoridades.

André Carvalho

André Carvalho, diretor da Rádio Maranata, apoia iniciativa

O Recife receberá entre os dias 02 e 04 de fevereiro, a Carreta Tecnológica para conscientização da população com relação ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa é do diretor da Rádio Maranata FM, André Carvalho.

O veículo ficará estacionado no Parque Treze de Maio, na capital pernambucana e atenderá populações não só do Recife mas de todo o estado. O projeto tem como finalidade orientar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya através de softwares gratuitos que prometem despertar a conscientização da população. Recife será a última parada da Carreta do Mosquito no circuito Nordeste, que já passou por Salvador e Aracaju.

Após tomar conhecimento do número assustador de casos da doença no estado, André Carvalho imediatamente contatou o projeto, através do Ministério da Saúde, e articulou a presença da carreta em Pernambuco.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2/3 dos criadouros do mosquito estão em domicílios. Com números como estes, a região Nordeste foi classificada no último ano de pesquisa publicada com quase 20% dos seus municípios em estado de risco. Mais 43% estão em alerta, e apenas 36% em situação satisfatória.

Segundo Álvaro Maciel, diretor responsável pelo projeto, “É preciso incluir tecnologia na educação, para transformar a informação mais rápida e direta”. Pensamento também compartilhado pelo diretor da Rádio Maranata, André Carvalho.

A população poderá embarcar na carreta, e terá na primeira etapa do Circuito a Casa Cenográfica, onde mensagens educativas e baseadas em histórias e relatos verdadeiros aparecem sobre uma tela de LED. Em seguida, para saber sobre os sintomas e o tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes, serão disponibilizadas informações em três telas touch screen. Já o terceiro ambiente é uma tela com foto touch, onde a pessoa registra sua participação no Circuito e pode enviar a imagem por e-mail.

Mais adiante, um tapete interativo vai possibilitar que o morador da região se depare com focos de mosquito na área da casa fictícia projetada no painel. É possível ver os locais de potencial criadouro do inseto, além de espaços e objetos já usados pelo mosquito em sua reprodução, e saber como eliminar esses perigos. Depois disso, as pessoas terão a experiência de, por meio de uma projeção interativa, eliminar com as mãos ou uma raquete alguns mosquitos voando bem à sua frente.

O atendimento gratuito, ocorrerá das 14h às 18h da sexta-feira (02) e das 09h às 15h de sábado (3) e domingo (4).

Essa iniciativa prova mais uma vez o foco social de André Carvalho, sempre com iniciativas voltadas para atender aos cidadãos pernambucanos, buscando uma interação entre a população e as autoridades.

COMENTÁRIOS