Caruaru é do povo – Por Delegado Lessa

Caruaru é do povo – Por Delegado Lessa

ARTIGO: A vocação comercial do município de Caruaru tem raízes históricas. De acordo com pesquisadores, nos anos iniciais do século XIX a Fazenda

Prefeita dona Graça participa de encontro estadual do Cidadania
Lessa e Manoel debatem com loteiros
Empresários debatem na Comissão presidida por Lessa

ARTIGO:

A vocação comercial do município de Caruaru tem raízes históricas. De acordo com pesquisadores, nos anos iniciais do século XIX a Fazenda Caruru já era um povoado com cerca de mil habitantes. Nesse contexto, começava a nascer a feira, em frente ao pátio da Capela de Nossa Senhora da Conceição (que fora edificada por José Rodrigues de Jesus em fins do século XVIII).

A movimentação mercantil e o espírito empreendedor formaram a identidade do município. Caruaru não é somente um aglomerado de pessoas, nem simplesmente uma unidade político-administrativa urbanizada. O município possui uma identidade, é um organismo vivo. É um local de troca de saberes, de produtos, um ponto de interação e de desenvolvimento.

O empreendedorismo das pessoas promove movimentação financeira e cultural. Os 40 mil metros quadrados que formam o Parque 18 de Maio contemplam diversos segmentos de comercialização, de alimentos a ervas. A Feira da Sulanca é o pulmão comercial do nosso município que, por vezes precisa de mais ar, mas ainda participa da renda de 1/3 da população da nossa Caruaru e atrai milhares de compradores devido ao mix variado de produtos que oferece. A Feira de Artesanato concentra artefatos produzidos a partir de madeira, couro metal, coco, cordas, lã, rede, porcelana e barro – remetendo ao Mestre Vitalino.

Caruaru também possui o Distrito Industrial, em constante expansão. O Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste conta com 03 módulos, compreendendo mais de 140 empresas. O setor industrial cresce em Caruaru, imprimindo novas configurações econômicas ao município.

A Capital do Agreste também é um polo médico-hospitalar no interior de Pernambuco. Na área educacional, Caruaru possui desde escolas de Educação Infantil até centros universitários, passando por colégios de ensino médio, cursos técnicos e cursinhos pré-vestibular, motivando o ensino e a aprendizagem para caruaruenses e moradores de municípios do entorno.

A cidade é ainda uma referência cultural, com personalidades que vão das letras à política. Álvaro Lins, os irmãos Condé, Austregésilo de Athayde, Tabosa de Almeida e Nelson Barbalho são alguns desses nomes. Ademais, Caruaru também inspira música. Onildo Almeida, Azulão, Israel Filho, Valdir Santos, Erisson Porto, Marlene do Forró e Renilda Cardoso são apenas alguns ícones que traduzem em canções as faces da nossa cidade princesa.

Caruaru é bem mais do que uma cidade, é o coração pulsante de um povo que ama, sonha e transforma realidades. A força e a criatividade das pessoas revelam a grandiosidade deste município. Caruaru é do povo!

Delegado Lessa

Deputado estadual pelo PP

COMMENTS