Casamento coletivo reúne 140 sim na Assembleia Legislativa

Casamento coletivo reúne 140 sim na Assembleia Legislativa

Saiba mais informações clicando no link

“Sim”. “Sim, eu quero”. “Sim, também”. “Eu, sim”. Ao todo, 140 consentimentos foram manifestados na cerimônia de casamento coletivo, desta quarta-feira (dia 18), no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência uniu a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o Tribunal de Justiça do Estado em uma ação de celebração da união de 70 casais. O evento proporcionou que os casais se unam em casamento coletivo. A cerimônia faz parte do trabalho de garantia no acesso a direitos e regularização civil, que o Programa Governo Presente desenvolve. Esta ação contou com parceiros estratégicos.

Cloves Benevides – Secretário de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência

Da parte do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Erik Norões, líder do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, e a juíza Wilka Pinto Vilela, possibilitaram a concentração dos vários interessados em uma única cerimônia. O tribunal também liberou os casais do pagamento de taxas. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, autorizou a realização da cerimônia no plenário da casa, que foi decorada pela Secretaria de Políticas de Prevenção. A secretaria também fez a articulação institucional, a identificação dos casais e o trâmite dos documentos nos prazos necessários.

Os noivos e noivas partiram de vários endereços do Estado, de Santo Amaro, Afogados e Casa Amarela, Várzea, Tejipió, no Recife; Beberibe, em Olinda; Jaboatão dos Guararapes e Igarassu. Um ônibus vai se encarregar de levar cerca de 27 casais de Igarassu até a Assembleia Legislativa, na Boa Vista.

A juíza da 5ª vara de Família, Wilka Pinto Vilela, celebrou os casamentos e destacou que era a primeira fez que a “casa do povo” abria seu plenário para um casamento coletivo. Os noivos puderam levar até cinco convidados para o casamento, que lotaram as galerias. Depois de concluído o casamento coletivo, foram servidos bolos de casamento na própria Assembleia Legislativa.

COMENTÁRIOS