Catende – Cresce a concorrência pela prefeitura

Catende – Cresce a concorrência pela prefeitura

Localizado na Zona da Mata Sul do Estado, Catende é conhecido por ser um dos municípios mais politizados da região. Fazendo jus a sua fama de prot

RADAR POLÍTICO (30/03) – Escolher o partido errado pode custar muito caro para quem sonha em se manter ou chegar no poder
Coluna Radar Político (01/08) – Prefeito de Maraial vai à Casa Civil cobrar dívida do Estado com o Município
Em visita à Mata Sul, ministro Mendonça Filho anuncia a liberação de R$ 30 milhões para escolas

Localizado na Zona da Mata Sul do Estado, Catende é conhecido por ser um dos municípios mais politizados da região. Fazendo jus a sua fama de protagonizar embates disputadíssimos pelo comando do Poder Executivo Municipal, o ano de 2020 reserva para Catende um cenário bastante promissor.

Até o presente momento alguns nomes têm se apresentado com disposição de entrar na disputa. São eles: Rinaldo Barros (PSC), o atual vice-prefeito Fausto da Farmácia (PSD), Graça Braz e Henrique Queiroz (PR). No entanto, há movimentos dentro do município que estudam lançar nomes. É o exemplo do SOS Catende, grupo composto por representantes da sociedade civil organizada composto por comerciantes, professores e profissionais liberais  que prometem escolher entre os seus quadros um candidato.

Dos nomes que até agora manifestam desejo de disputar a Prefeitura, o do ex-vereador Rinaldo Barros é o que se apresenta mais competitivo. Genro do ex-prefeito Otacílio, vereador de Catende por três ocasiões e irmão do vereador César Barros, o advogado Rinaldo Barros possui um lastro político bastante íntimo com município, algo que supera os seus opoentes. Além dessas características, conta a favor de Rinaldo o seu desempenho eleitoral no município nas eleições estaduais, quando saiu candidato a deputado federal e obteve mais de 5.500 votos em Catende, figurando desta forma como o candidato majoritário no município na disputa pela Câmara Federal. Além disso, conta a favor de Rinaldo o fato de inclusive ter obtido mais votos que o próprio governador em Catende e de ter dado a Armando Monteiro, seu candidato a governador, a vitória no município. 

Por sua vez, o vice-prefeito Fausto da Farmácia, tem colocado todas as suas fichas para entrar na disputa a possibilidade de assumir o Executivo Municipal com afastamento do atual prefeito Josibias Cavalcanti, algo que há rumores de que possa acontecer. Só assim, amparado pela força da máquina pública, o vice-prefeito teria chances de entrar com um mínimo de competitividade possível na disputa. 

Já Graça Braz, esposa do ex-prefeito Rildo Braz, anda animada com a disputa após ter saído da eleições de 2018 como a deputada mais votada no município. Nas eleições municipais de 2016 Graça Braz foi candidata a prefeita e figurou na 3ª colocação.

Quando a Henrique Queiroz (PR), o deputado estadual que está se despedindo da ALEPE após 10 mandatos consecutivos e que emplacou o seu filho para sucedê-lo no Legislativo Estadual, não tem escondido de ninguém o seu desejo de continuar na vida pública, só que desta vez a frente de uma prefeitura. 

Natural de Limoeiro, município do Agreste Setentrional, Henrique Queiroz construiu a sua história política no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Ao longo de sua trajetória política já realizou movimentos ousados. Um deles foi em 2012, quando saiu candidato a prefeito de Passira, no Agreste, e figurou na segunda colocação. Agora, ao que parece, Henrique está disposto a encarar uma disputa pela prefeitura de Catende, município que possui muitos serviços prestados dada as relações que construiu ao longo de sua passagem na Assembleia Legislativa.

Por fim, não há dúvidas de que a eleição municipal de 2020 em Catende promete muitas emoções.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMMENTS