Claudiano Martins Filho coordenará Frente Parlamentar em defesa da Bacia Leiteira de Pernambuco

Claudiano Martins Filho coordenará Frente Parlamentar em defesa da Bacia Leiteira de Pernambuco

Parlamentar cita seca prolongada como causa da queda na produção e redução do rebanho.

ESTIAGEM – Requerimento, de autoria do deputado Claudiano Martins Filho, cita seca prolongada como causa da queda na produção e redução do rebanho. Foto: Heluizio Almeida.

O Plenário da Alepe aprovou, nesta quinta (7), a criação da Frente Parlamentar da Bacia Leiteira de Pernambuco. O colegiado terá como objetivo propor medidas que melhorem a situação dos produtores de leite, diminuindo os custos com o rebanho e aumentando o valor produto para a venda. O requerimento, que estava na Ordem do Dia, foi apresentado pelo deputado Claudiano Martins Filho (PP).

Além do autor do pedido, que coordenará o grupo, foram indicados como membros efetivos os deputados Roberta Arraes (PP), Fabrízio Ferraz (PHS), Clovis Paiva (PP), Henrique Queiroz Filho (PR) e Aglailson Victor (PSB). Quando a proposição foi submetida ao Plenário, os deputados Antonio Fernando (PSC) e Priscila Krause (DEM) se somaram ao colegiado.

O requerimento cita a seca prolongada que castiga a bacia leiteira no Estado, causando queda na produção e redução do rebanho. Também afirma que, apesar das chuvas animarem os produtores, a perspectiva de melhora não se concretizou e, atualmente, o setor enfrenta uma realidade que combina preço do leite barato e alto custo da matéria-prima para o gado.

“Com aproximadamente 60 municípios pernambucanos em situação de emergência, produtores aguardam as chuvas. No entanto, as previsões não são animadoras. É possível que o Nordeste continue enfrentando dificuldades com as estiagens ainda neste ano. Levantamentos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) apontam que, com a seca, estão sendo perdidos milhares de litros de leite diariamente”, enfatiza o texto.

Com informações da ALEPE

COMENTÁRIOS