Clodoaldo Magalhães pede empenho de colegas para conclusão de barragens na Mata Sul

Clodoaldo Magalhães pede empenho de colegas para conclusão de barragens na Mata Sul

ocialista acredita que esforço das lideranças políticas pode viabilizar a entrega de ao menos duas das quatro obras em andamento ainda neste ano.

Parlamentar acredita que esforço das lideranças políticas pode viabilizar a entrega de ao menos duas das quatro obras em andamento ainda neste ano. Foto: Roberto Soares

O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) pediu aos parlamentares um compromisso para viabilizar, junto aos governos Estadual e Federal, os recursos para garantir a conclusão das barragens de contenção de enchentes na Mata Sul. Em discurso no Plenário, nesta quarta (27), o socialista afirmou que um esforço das lideranças políticas de Pernambuco pode viabilizar a entrega, ainda neste ano, de ao menos duas das quatro obras em andamento.

Magalhães relatou que as construções – previstas em um plano do Governo do Estado elaborado em 2010, depois que cheias provocaram estragos na região – devem ser encaradas como prioritárias, e que exigem um empenho suprapartidário para evitar que as tragédias como a de 2017 se repitam. “Quero pedir união em defesa das barragens. Essas obras irão proteger cidades que sofrem com um problema recorrente e, além disso, podem proporcionar água a outras regiões por meio de adutoras. É uma prioridade vital”, considerou.

O deputado citou estimativas de que a barragem de Gatos, em Lagoa dos Gatos, pode ser concluída com R$ 28 milhões, e que, com aproximadamente o dobro desse valor, seria entregue também o reservatório Panelas 2, em Cupira. Os recursos, calculou, podem ser obtidos com emendas de deputados federais e senadores pernambucanos ao orçamento da União. “Se temos pouca verba, temos de focar nas barragens que conseguiremos terminar”, argumentou.

A ideia recebeu o apoio de todos os parlamentares que se manifestaram em apartes. “Não tenha dúvida de que pode contar com todos os deputados nos esforços para tirar esse plano do papel. Vamos mobilizar os congressistas para que cheguemos a uma solução definitiva para esse problema”, informou Simone Santana (PSB).

“A gente tem que unir forças na Alepe e, junto ao Poder Executivo, conseguir os recursos para essa obras”, concordou Antonio Coelho (DEM). “Conte com a nossa ajuda para destravar os recursos que, pelas declarações do governador Paulo Câmara, já estão entre as preocupações do Executivo Estadual”, sublinhou José Queiroz (PDT). “Estamos ao lado de Vossa Excelência”, pontuou Wanderson Florêncio (PSC).

Com informações da ALEPE

COMENTÁRIOS