Clodoaldo Magalhães se despede da Comissão de Finanças apresentando Manual de Execução de Emendas Parlamentares LOA 2019

Clodoaldo Magalhães se despede da Comissão de Finanças apresentando Manual de Execução de Emendas Parlamentares LOA 2019

Para a próxima legislatura o parlamentar é cotado para disputar a primeira-secretaria da ALEPE

A última reunião ordinária do ano da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) da Assembleia Legislativa de PE (Alepe) foi realizada nesta quarta (12). Durante a ocasião, presidida pelo deputado Clodoaldo Magalhães, foi lançado o Manual de Execução de Emendas Parlamentares LOA 2019, que permitirá aos deputados estaduais entenderem melhor a execução das emendas, gerando uma maior agilidade e evitando, por exemplo, a perda dessas emendas por questões legais, para que possam, de fato, serem transformadas em ações efetivas para os pernambucanos.

O documento, produzido pela Consultoria Legislativa (Consuleg), aponta elementos para destravar a execução das emendas parlamentares, como informações sobre a aptidão das entidades, escolhidas pelos deputados, para receberem o recurso de emenda; bem como, a necessidade de convênio com certas entidades e instituições públicas para a liberação desses recursos.

“O Manual auxilia as equipes dos deputados a obterem agilidade no processo em que a vontade parlamentar vire realidade, mas também permitem uma participação maior da sociedade no processo, relacionado à destinação das emendas”, pontuou o Presidente do Colegiado, deputado Clodoaldo Magalhães. 

Segundo ele, é comum os deputados questionarem o não pagamento das emendas por parte do Executivo, alegando, por exemplo, ato discricionário deste. “As emendas requerem um processo, que ora é legislativo, ora é executivo, mas que é essencial ser cumprido para a viabilização desses recursos”, esclareceu. 

Dez anos de Comissão de Finanças 

A reunião marcou ainda o fim do comando do Deputado Clodoaldo Magalhães, após uma década à frente da CFOT, cujos esforços foram reconhecidos pelos demais membros do colegiado presentes, deputados Henrique Queiroz, Augusto César e Joaquim Lira. 

O então Presidente da Comissão de Finanças fez sua despedida em tom de retrospectiva, recapitulando alguns dos principais pontos abordados durante o seu período presidindo a CFOT. “Ao longo desses dez anos, vimos discutindo projetos que têm impacto na questão financeira, orçamentária, tributária de Pernambuco. Muitos incentivos fiscais importantes, que atraíram para Pernambuco grandes empreendimentos, gerando emprego para o povo pernambucano, como a Fiat, indústrias de cerveja e petroquímica, foram aprovados durante essa última década da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe”, explicou Clodoaldo.

De acordo com o parlamentar, a CFOT vem exercendo um papel fundamental na discussão desses investimentos em PE, visto que eles são possíveis graças também ao contribuinte, e por isso são necessários estudos, como os feitos pelo colegiado, que relacionam o impacto desses incentivos para a população. 

“Tivemos discussões e aprovações de projetos relacionados à remuneração do funcionalismo público em todos os poderes de PE, o que também gera um impacto financeiro para o Estado e para a sociedade, além de debates sobre medidas dos nossos parlamentares estaduais, que queriam mudar a vida do povo, com ações que precisavam ter um dimensionamento de impacto financeiro para Pernambuco”, ressaltou Clodoaldo.

Imagens: Rodolfo Barbosa

COMENTÁRIOS