Coluna desta quinta-feira: Senadores endurecem discurso contra Paulo Câmara por causa da violência que atinge o Estado

Coluna desta quinta-feira: Senadores endurecem discurso contra Paulo Câmara por causa da violência que atinge o Estado

Os senadores por Pernambuco Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), em artigos publicados no dia de ontem (25), partiram para o ataque contra o

Doriel Barros segue com trabalho intenso na ALEPE
Delegada Gleide Ângelo apresenta projetos para combater a subnotificação de casos de estupro infantil
Pastor Cleiton Collins elogia Política Nacional sobre Drogas

Os senadores por Pernambuco Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), em artigos publicados no dia de ontem (25), partiram para o ataque contra o modo com o qual o governador Paulo Câmara (PSB) vem tratando a segurança pública no Estado.

Considerado o mais forte concorrente de Paulo Câmara para a disputa ao Governo de Pernambuco no ano que vem, o senador Armando Monteiro questionou a liderança do atual governador diante do avanço da violência em todas as regiões de Pernambuco. Para o petebista, o principal problema é a ausência do Governador na gestão da segurança pública.

Armando também rebateu a desculpa do governo em querer culpar a crise para justificar o aumento da violência. Para contrapor tal alegação, o senador utilizou uma citação do sociólogo José Luiz Rattom, um dos idealizadores do Programa Pacto Pela Vida, que em entrevista ao Jornal Valor Econômico afirmou que o problema do Programa “é anterior à crise econômica”.

Compartilhando do mesmo sentimento, o Senador Humberto Costa também disparou contra o governador Paulo Câmara. “O atual governo vem culpando a crise, mas essa curva ascendente da violência já vem desde o final de 2013. A verdade é que não se investiu em políticas públicas para a segurança pública”, apontou. O senador petista também fez questão de chamar a atenção para o crescente número de casos de estupro e outros tipos de violência contra as mulheres em Pernambuco e destacou que o número de homicídios em 2016 teve um aumento de 15,7% em comparação ao mesmo período do ano de 2015.

Já não bastasse o governador ter que se deparar com índices constrangedores sobre a violência chegando à sua mesa todos os dias, Paulo Câmara terá também de encarar a artilharia pesada vindo da oposição, que lhe cobra uma postura firme e à altura do cargo que ocupa.

Cachimbo da paz – De volta à Assembleia Legislativa, o recém-escolhido líder da situação, o deputado Isaltino Nascimento (PSB), realizou uma visita de cortesia ao também deputado Romário Dias (PSD). Embora faça parte de um partido da base aliada, o deputado Romário Dias tem sido juntamente com o deputado Álvaro Porto, também do PSD, um ácido crítico ao Governo Paulo Câmara. A visita de Isaltino foi um gesto para tentar distensionar o clima e mostrar que o Governo está disposto a retomar o diálogo.

Mudança – Apoiada em Barreiros pelo ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB) nas eleições de 2014, ocasião em que obteve 4.441 votos no município, a deputada estadual Simone Santana rompeu com o ex- gestor e se aliou ao atual prefeito Elimário Farias. Enquanto isso, ainda não se sabe qual será o seu candidato a deputado estadual nas eleições de 2018 que Carlinhos da Pedreira irá apoiar caso decida voltar a fazer política.

Blefe – Aliados do ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio, vez ou outra utilizam a imprensa para estimular uma candidatura sua ao Governo do Estado. Político com currículo que o qualifica para ocupar qualquer cargo eletivo, José Múcio não dá nenhum sinal de que pretende se aposentar do TCU para concorrer nas eleições de 2018. Em resposta às especulações, o ministro foi taxativo ao afirmar que a sua meta é assumir a presidência do Tribunal, algo que só ocorrerá após as eleições do ano que vem.

Proativo – O prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), em menos de um mês de governo tem praticado uma agenda bastante positiva. Marquinhos tem se antecipado na solução de problemas e busca junto a aliados recursos para tocar obras importantes no município. O senador Armando Monteiro Neto e os deputados Jorge Côrte Real (Federal) e José Humberto Cavalcanti (estadual), todos do PTB, são os principais apoiadores do governo de Moura.

Decidido – Em passagem na Assembleia Legislativa na manhã de ontem (24), o deputado federal Sílvio Costa (PT do B) não escondeu de ninguém a sua disposição em disputar uma vaga para o Senado Federal nas eleições de 2018. Sílvio espera contar com o apoio do ex-presidente Lula para enfrentar a disputa.

Posse – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) empossa na manhã de hoje, às 09 horas, na Câmara de Vereadores de Escada, o jovem Carlinhos do Alvorada como o mais novo presidente do partido no município. A cerimônia contará com a presença do secretário-geral do partido em Pernambuco, André Santos, a coordenadora estadual do PRB Mulher e vereadora do Recife, Professora Ana Lúcia, além de diversos líderes políticos locais.

Maternidade – Foi bem recebida pela população de Timbaúba a reabertura da maternidade do Hospital Ferreira Lima. Responsável por impor uma derrota ao grupo político do deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB), o prefeito Ulisses Felinto (PSDB), em menos de um mês à frente do município,  já conseguiu realizar uma de suas promessas de campanha.

Escrito por Wellington Ribeiro

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com

COMMENTS