Coluna do Blog desta segunda-feira (08) – Blog Ponto de Vista

Coluna do Blog desta segunda-feira (08) – Blog Ponto de Vista

O município de Escada, importante colégio eleitoral da Zona da Mata Sul, deverá ser palco, no próximo ano, de mais uma grande disputa entre as pri

Deputado Fabrizio Ferraz assume presidência da Comissão de Segurança Pública da Alepe
Álvaro Porto mobiliza mandato em favor da realização da exposição de animais
Radar Políticos (31/01) – Disputa por Comissões entra na pauta da ALEPE
Edlene Gomes e Mary Gouveia - Escada

Disputa entre Edlene Gomes e Mary Gouveia deverá esquentar política de Escada

O município de Escada, importante colégio eleitoral da Zona da Mata Sul, deverá ser palco, no próximo ano, de mais uma grande disputa entre as principais forças política locais. De um lado, representando o campo situacionista, a esposa do prefeito Lucrécio Gomes (PSB), Edlene Gomes, deverá disputar uma cadeira para a Assembleia Legislativa, do outro, a oposição apresentará o nome da ex-deputada Mary Gouveia (PR) como opção para o mesmo posto.

Derrotada nas eleições municipais do ano passado por apenas 200 votos, a esposa do ex-prefeito Jandelson Gouveia buscará alcançar mais uma vez uma cadeira na ALEPE, para isto, fará uma dobradinha com André Ferreira (PSC), atual deputado estadual que no próximo ano disputará uma vaga na Câmara Federal. A aliança garantirá a participação de Mary em uma chapinha do PSC que terá como puxador de votos o ex-deputado Manoel Ferreira, pai de André e de Anderson Ferreira, este último prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Eleita em 2010 com 33 mil votos em uma coligação do PHS, Mary terá um grande desafio pela frente que é o de demover as intenções do seu cunhado e ex-prefeito de Amaraji, Jânio Gouveia, de disputar uma cadeira para a ALEPE.

Alternativa – Embora o esposo Lucrécio Gomes pertença aos quadros do PSB não será novidade alguma caso a primeira dama opte disputar por outra sigla. Edlene Gomes dobrará com o deputado federal Augusto Coutinho, do Solidariedade, partido que na eleição passada participou de uma chapinha ao lado do PTN, PRTB e PV e elegeu os dois deputados estaduais da coligação.

Prefeito Pel Lages São José da Coroa GrandeRepercussão – A aparição de São José da Coroa Grande na semana passada no quadro “Tô de Folga”, do Jornal Hoje, exibiu para o Brasil as belezas naturais de um município que tem um gestor comprometido em potencializar o turismo local. Com apenas quatro meses a frente da Prefeitura, Pel Lages (PEN) já realizou vários investimentos na área, algo que já está rendendo grandes resultados. Recentemente a “Terra das Piscinas Naturais” recebeu o 1° Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco.

Sinais 1– Com exceção de Jarbas Vasconcelos (PMDB), que deverá disputar uma das duas vagas do senado pela Frente Popular, chama à atenção a ausência de movimentação por parte de líderes partidários pela busca por um espaço na chapa majoritária que deverá ser encabeçada pelo governador Paulo Câmara (PSB). Na leitura de alguns oposicionistas a situação reflete a baixa confiança que aliados possuem na recuperação da imagem do governador diante da opinião pública.

Sinais 2 – Nomes como os dos deputados federais André de Paula (PSD) e Augusto Coutinho (Solidariedade), lembrados como possíveis substitutos de Raul Henry na vaga para vice-governador, dão sinais de que pretendem apostar em uma reeleição certa ao invés de se arriscarem com Paulo Câmara em uma composição na majoritária.

Novela – Ainda irá render muitos capítulos a novela que envolve Antônio Campos e a cúpula estadual do PSB. Sempre que pode, o filho de Ana Arraes não perde a oportunidade de tecer críticas ao governador, a quem acusou recentemente durante uma solenidade em Jaboatão dos Guararapes de ser “homem que titubeia nas suas posições” e de “governador fraco”.

Destino – Desfiliado do PSB, Antônio Campos informou que pretende anunciar o seu novo destino partidário até o final do ano. Ele deixa bem claro as intenções de que disputará uma vaga para a Câmara Federal.

Ofensiva 1 – Desde que assumiu o ministério das Cidades, em maio de 2016, Bruno Araújo (PSDB) vem empregando um trabalho bastante intenso no Estado. Recentemente entregou 340 unidades habitacionais no município de Olinda. No meio político Bruno é lembrado como possível candidato a um cargo majoritário nas eleições de 2018, seja ele para o senado ou até mesmo para o Governo do Estado.

Ofensiva 2 – O Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), é outra liderança que não tem parado um só minuto para ampliar a sua liderança com vistas às eleições majoritárias do próximo ano. Inauguração de escolas, quadras, reformas em unidades educacionais e investimentos em universidades públicas tem ocupado a agenda do democrata semanalmente no Estado. Ao contrário de Bruno, Mendonça conta com uma equipe de comunicação bastante eficiente e isso tem lhe garantido um ganho eleitoral bem superior ao do tucano.

Parceria – O prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), se reuniu com o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, para solicitar a pavimentação da PE 125, rodovia que liga Maraial à Colônia Leopoldina. Moura recebeu da ex-prefeita Marlúcia (PSD) um município falido e sucateado, porém o petebista tem se esforçado bastante para organizar a prefeitura.

Escrito por Wellington Ribeiro

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [email protected]

COMMENTS