Coluna do Domingão (17/03) – Os campeões de mandatos de prefeito

Coluna do Domingão (17/03) – Os campeões de mandatos de prefeito

Confira esta e outras informações e notícias da política pernambucana clicando no link

Por todo o estado de Pernambuco, várias lideranças municipais se preparam, aos poucos, para o pleito de 2020, onde serão eleitos ou reeleitos vereadores e prefeitos. Neste assunto, uma observação importante é o número considerável de ex-prefeitos campeões nas urnas. Somente em uma conta rápida, se forem somadas as vitórias de Yves Ribeiro(PSB), Elias Gomes (PSDB), José Queiroz (PDT) e Botafogo(PDT), teremos nada menos que 20 vitórias majoritárias. Importantes lideranças no decorrer do processo político pernambucano, apenas José Queiroz não foi prefeito de mais de um município diferente, mas sua influência vai para muito além da circunscrição de Caruaru.

Yves Ribeiro foi prefeito por duas vezes em três cidades: Igarassu, Itapissuma e Paulista, conseguindo se viabilizar consecutivamente como forte líder em todas as ocasiões. Também ostenta o título de político brasileiro com mais mandatos majoritários consecutivos, muito embora, no alto de seus 70 anos, tenha, recentemente, caído em um processo de fragilização crescente.

Elias Gomes foi prefeito do Cabo de Santo Agostinho por três vezes e governou por outras duas a cidade de Jaboatão, segundo maior colégio eleitoral do estado. Por fora desta conta, Elias também foi deputado estadual, administrador de Fernando de Noronha e fez o filho, Betinho Gomes (PSDB), deputado estadual e federal.

Zé Queiroz, como é popularmente conhecido no Agreste, foi prefeito de Caruaru por 4 vezes e deputado estadual por outras 5 ocasiões, também elegendo o filho Wolney Queiroz (PDT) deputado federal por iguais 5 vezes. Um fato curioso é que, terminando seu primeiro mandato de prefeito na capital Agrestina em 1988, os institutos de pesquisa lhe conferiam 90% de aprovação. Em 1990, perdeu a disputa pelo Senado por apenas 1% de diferença para o ex-governador Marco Maciel (PFL).

Já Manoel Botafogo, atual prefeito de Carpina pela terceira vez, governou por dois mandatos a cidade de Lagoa do Carro, onde, hoje, quem gerencia a prefeitura é sua irmã, Judite Botafogo (PSDB). Além disso, foi deputado estadual, elegeu o filho como deputado estadual e conseguiu eleger uma filha como vice-prefeita de Tracunhaém. Bastante conhecedor do sistema político e da forma como se relacionar com o eleitorado, Botafogo exerce também influência em diversos municípios próximos, como Paudalho e São Lourenço da Mata.

Quis o destino que muitos destes supracitados caíssem no ostracismo oriundo das novas tendências, as quais não conseguiram se adequar. Apenas Zé Queiroz e Botafogo detém mandatos e este último amarga índices altíssimos de rejeição na cidade que governa. Outro fator importante é que todos já contam com certa idade, fator limitante na política pelo esforço físico que as atividades rotineiras demandam de um pré-candidato a prefeito. Dos campeões da coluna, dois quase não sentem os efeitos do tempo: Botafogo e Zé Queiroz. Mais especificamente este último,  que no alto de seus 77 anos ainda ostenta uma bela saúde física e acompanha o ritmo político como poucos bem mais novos que ele conseguem. Nestes períodos de grande renovação dos quadros por parte do povo, tais nomes surgem como faróis pontos fora da curva. A pergunta que não quer calar é: seja por idade, renovação, estratégia ou coalisão, os campeões de peso da política de Pernambuco aguentam mais quantos rounds?

Mais campeões – Outras lideranças políticas que ostentam em seu currículo um grande número de mandatos são os ex-prefeitos Gislan Alencar (Buenos Aires), com cinco mandatos, e Fred Carrazzoni (Itambé), com seis mandatos. Já o prefeito Antônio de Roque (Jataúba) foi reeleito em 2016 para o seu quinto mandato. 

Memoráveis – Ao menos dois ex-prefeitos também merecem menção honrosa nesta seção. São eles: Ettore Labanca (São Lourenço da Mata) e João Lemos (Camaragibe). Ambos são lideranças políticas incontestes e peças estratégicas em seus respectivos municípios para as eleições de 2020.

Escalado – O deputado Isaltino(PSB) exerce com maestria a função de contrapor todos os atos da oposição ao governo do estado. A cada ponto, reportagem ou cobrança da bancada opositora, Isaltino apressa-se em demonstrar a versão palaciana do evento, inclusive com dados que comprovem seus argumentos.

Com gás –  O deputado estadual Marco Aurélio(PRTB) continua com todo gás para cobrar do governo estadual. Monitora tudo e atende diversas solicitações para gravar e, posteriormente, levar à tribuna da Alepe.

Preparando terreno – O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque,  vem participando de atos em outras cidades e mantendo contato com lideranças importantes, além de estar pavimentando a candidatura de sua sucessora. Tudo indica que os olhos de Luciano estão em 2022, enquanto os de todos estão em 2020.

Falsidade – Em Camaragibe, há relatos de que um dos vereadores que anda pela cidade dizendo-se de oposição ao prefeito Meira (PTB) ainda mantém espaço na gestão com indicados. Em se confirmando, o fato provocará grave burburinho na cidade.

Expandindo – O deputado Erick Lessa(PP) estará em Garanhuns a pedido do também deputado Sivaldo Albino(PSB) para conversar com diversos comerciantes locais. Na Alepe, Lessa vem recebendo muitos elogios pela postura enquanto presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico na Alepe.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS