Coluna Política em Dia (01/06) – PC do B tem tudo para ampliar seu espaço e 2020

Coluna Política em Dia (01/06) – PC do B tem tudo para ampliar seu espaço e 2020

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

O Partido Comunista do Brasil, fundado em 18 de fevereiro de 1962, sempre foi tido como um partido de pequena expressão em Pernambuco. Através de Renildo Calheiros, a legenda teve seu primeiro expoente pernambucano nas eleições de 1988, quando elegeu-se vereador do Recife. Em 1990, Renildo foi eleito deputado federal, angariando uma cadeira no Congresso para os comunistas, mas só voltaria a repetir o feito em 2002 e 2006. Entretanto, mesmo com um deputado federal, a sigla mantinha a tradição de eleger poucos representantes na esfera municipal e isto comprometia a possibilidade de os filiados alçarem voos futuros com solidez. O cenário mudou para melhor quando Luciano Siqueira, quadro histórico, tornou-se vice-prefeito do Recife, no mandato de João Paulo (PT). Reeleito em 2004, foi também vereador com a segunda maior votação da história em 2008, deputado estadual em 2010 e novamente eleito vice-prefeito do Recife em 2012 e 2016. Em Olinda, foram dois mandatos majoritários de Luciana Santos e dois, na sequência, de Renildo. Além destes, a própria Luciana Santos foi deputada estadual por um mandato e deputada federal por dois mandatos consecutivos.

No pleito do ano passado, finalmente, o PC do B arrematou um cargo nunca antes ocupado por um comunista em Pernambuco: a vice-governadoria. Com Luciana Santos sucedendo o agora deputado Raul Henry (MDB) a legenda adquiriu um espaço que antes não possuía na estrutura do estado. A estratégia de ocupar o posto de vice na chapa de Paulo Câmara (PSB) foi criticada por muitos aliados do Palácio, principalmente por causar rusgas com o atual prefeito de Olinda, Lupércio (SD). Mais criticada ainda foi a montagem da chapinha para a Alepe. Muitos pretensos candidatos a deputado acabaram fugindo por desconfiarem de que o puxador de votos, o ex-prefeito do Recife João Paulo, não poderia disputar o pleito. Ao final do processo, o PCdoB não só montou a chapa, como elegeu um deputado estadual e lançou diversas figuras com potencial na disputa estadual. Agora, dependendo da condução que a vice-governadora, a sigla finalmente pode sanar um problema crônico e passar de nenhum prefeito eleito em 2016 para o passo de conquistar muitos municípios. Com Genivaldo, Dr João, Anderson Aquino e muitos outros cujo potencial foi surpreendente em 2018, o PCdoB tem todas as chances de ampliar as bases e planejar voos mais altos em 2022. Os ingredientes e instrumentos da receia já foram capados, faltando somente a boa vontade dos caciques. Em breve, o PC do B pode ascender à posição de influência ocupada por outras legendas em retração, como PSDB e PTB.

Eleito – Nessa última sexa-feira, o ex-deputado pernambucano Bruno Araújo foi eleito Presidente Nacional do PSDB. Próximo ao governador de São Paulo, João Dória, Bruno agora detém a missão de renovar as hostes internas e refazer um dos maiores partidos do Brasil, que quase foi implodido na disputa eleitoral de 2018.

ILC – Foi escolhido para o cargo de Presidente do Instituto Liberdade e Cidadania o ex-deputado pernambucano Mendonça Filho. O instituto é ligado ao DEM e funciona no sentido de capacitar novas lideranças e formular diretrizes que possam ser utilizadas pelo partido.

Prestígio – Na posse de Gilson Neto como presidente da Embratur, além do Presidente da República em pessoa também estiveram Coronel Meira, o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) e os deputados federais Augusto Coutinho (SD) e Daniel Coelho (CID). Foi uma verdadeira demonstração de prestígio.

Meio de campo – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) tem sido o verdadeiro interlocutor entre Pernambuco e o Governo Federal. Esta semana, levou representantes de Paudalho até o Ministro da Saúde. Antes, havia feito a mediação para liberar verbas para Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. Quem quer falar com Brasília, vai a FBC

Mourão – Próxima quarta-feira, dia 5 de junho, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), vem a Recife para receber o título de cidadão. A proposição foi do hoje deputado estadual, Marco Aurélio(PRTB).

Viagem – O deputado federal Raul Henry (MDB) estará indo à Alemanha junto a outros representantes brasileiros para realizar incursões acerca de técnicas de proteção do clima e do papel do Parlamento neste processo.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS