Coluna Politica em Dia (04/05) – O tridente de Fernando Bezerra Coelho

Coluna Politica em Dia (04/05) – O tridente de Fernando Bezerra Coelho

Confira mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

O senador pernambucano e líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), é conhecido por todos na esfera política estadual com um homem que tem coragem de “mamar em onça”.  Iniciando sua vida pública com um mandato na Alepe em 1983, Fernando rapidamente ascendeu ao posto de Secretário da Casa Civil de Pernambuco na gestão Roberto Magalhães e depois a deputado federal de 1986 a 1992, interrompendo o segundo mandato para disputar e ser eleito para a Prefeitura de Petrolina.  Em 1998, o então governador Miguel Arraes(PSB) o convidou para assumir a Secretaria de Agricultura, pasta que o permitiu retornar para a Petrolina em 2000 pelo bom ritmo que a pasta obteve. Desta vez, governou o município até 2007, quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e, em seguida, a Presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Já em 2011, no primeiro governo Dilma(PT), ascendeu ao Ministério da Integração Nacional até o ano de 2013. Convidado para o compor a chapa do Palácio do Campo das Princesas em 2014 como postulante ao Senado Federal, não só venceu com margem elástica sobre João Paulo, à época no PT, com também rompeu com o governador Paulo Câmara (PSB), companheiro de chapa, e viu seu filho ser nomeado Ministro de Minas e Energia do governo Michel Temer(MDB).

Em 2018,  Fernando Bezerra Coelho travou uma dura batalha contra Jarbas Vasconcelos(MDB) pelo comando da legenda em Pernambuco, mas saiu derrotado na queda de braço e não conseguiu ser candidato a governador em 2018. Por outro lado, o senador ficou conhecido como alguém com apetite voraz por conseguir seus objetivos. Nas convenções do movimento Pernambuco Quer Mudar, seus discursos eram os mais enfáticos contra os socialistas do Palácio.

Agora, interlocutores de alto escalão no governo detectaram que Fernando Coelho prepara um “tridente”, para golpear o candidato de Paulo Câmara. Pacificado com Jarbas no MDB e com o filho mais velho cumprindo mandato de deputado federal pelo DEM, a missão do filho do meio, Miguel Coelho, que gere a Prefeitura de Petrolina, é conquistar o comando do PSDB-PE. Através da proximidade com Bruno Araújo(PSDB), Fernando entregaria ao filho do meio o papel de renovar a sigla tucana no estado e garanti-la para o projeto 2022, caso persista com o planejamento de disputar a sucessão estadual. A união dessas três siglas em torno de si ou de algum indicado seu seriam um rolo compressor, posto que PSDB, DEM e MDB somam 96 parlamentares e, atualmente, as 5 maiores siglas em torno de Paulo Câmara somam 151 parlamentares na Câmara Federal. Considerando que Fernando Coelho teria grandes chances de arregimentar também siglas como PTB, PSL e PR, além dos partidos de outros caciques publicamente insatisfeitos com o tratamento dos socialistas, equilibrando o jogo em termos de tempo de propaganda eleitoral e fundos públicos de campanha. É óbvio que muita água irá rolar conforme o tempo for passando e que o xadrez político é muito dinâmico.

Entretanto, sabendo da trajetória, da vontade política e da capacidade do senador, é bom o Palácio não dormir no ponto. Cochilar com Bezerra Coelho pode significar acordar sem mandato.

Desabastecimento – A Comissão de Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa aprovou audiência pública para que o Secretário de Saúde de Pernambuco dê explicações sobre o desabastecimento de remédios na rede do SUS. O autor da proposta foi o deputado William Brígido (PRB). Por sua vez, a deputada Clarissa Tércio (PSC) comemorou. “Dessa vez não ouve jeito. O governo foi derrotado e terá que explicar o caos na saúde”. Anteriormente, a deputada Priscila Krause(DEM) já havia protocolado requerimento para que o secretário prestasse os devidos esclarecimentos.

Terceira via – Empenhado em formalizar sua pré-candidatura à prefeitura de São Lourenço da Mata, o vice-prefeito Gabriel Neto recebeu o apoio do PMN, formalizado pelo presidente estadual da legenda, Ivanildo Pedro, e os aliados Damião Barros e Evandro Pablo, este cotado para assumir o controle da legenda no município. O interessante é que o PMN faz parte das siglas da base do prefeito Bruno Pereira(PTB). Sem partido, Neto também já conta com o apoio do Cidadania, ex-PPS.

Organizando-se – Por falar em PMN, a sigla vem se articulando em diversos municípios, como Recife, São Lourenço da Mata e Olinda. O objetivo é estabelecer o equilíbrio da legenda e dar competitividade a ela no estado de Pernambuco. Em Recife, o principal objetivo é formatar uma chapa competitiva para a Câmara de Vereadores e, em Olinda, a executiva se prontificou a declarar apoio ao deputado federal Bispo Ossesio (PRB).

Fazendo história – Por ocasião da viagem do governador Paulo Câmara à Colômbia, a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), tomou posse esta semana como governadora em exercício. Luciana entra para a história da política pernambucana ao ser a primeira mulher ocupando o cargo no estado

Candidatíssimo – Na última quinta-feira, na sede estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte anunciou a intenção da sigla em disputar a prefeitura de Limoeiro com o ex-vereador Zé Nilton. Zé foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Thiago Cavalcanti (PTB), não reeleito, e perdeu as eleições de 2016 por apenas 1841 votos.

Ampliando – O ex-prefeito de Lagoa do Carro, Jailson do Armazém, esteve ao lado do deputado estadual João Paulo (PCdoB) O encontro funcionou como o início de conversas que possam culminar nas alianças futuras em torno da corrida pela prefeitura da cidade, mas sem definição ainda.

Despontando – O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa de Itaenga, Pedro Epifânio (PR) tem causado muito reboliço no município. Apontado por muitos como potencial candidato à sucessão da prefeita Graça do Moinho (PSB), o “peso pesado na política” tem despontado positivamente em sondagens na cidade e repercutido entre as lideranças locais.

Renúncia – Alegando problemas de saúde, o prefeito de Bezerros, Branquinho (PSB), anunciou que deixará a prefeitura da cidade este ano. O governador Paulo Câmara largou à frente e convocou Branquinho para presidir a Agência Reguladora de Pernambuco, ARPE, anteriormente gerida por Ettore Labanca(PSB), falecido em março. A nomeação, caso aconteça de fato, ainda deve passar pela Alepe.

Circulando – Todas as semanas, é possível ver a movimentação da deputada Fabíola Cabral (PP) nas ruas e nas redes sociais. Estreante na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada é tida como uma grata surpresa saída das urnas e já encabeça as listas de parlamentares mais atuantes da atual legislatura.

Impeachment – Na última terça-feira, a Comissão Especial aprovou por unanimidade o texto do impeachment do prefeito de Camaragibe, Meira (PTB). O relator do processo, vereador Délio Júnior (PSD), foi incumbido de ler o parecer e, a partir daí, o prefeito tem 15 dias para apresentar sua defesa.

Novidade – O empresário Walter Fernando está ganhando gordura para disputar a prefeitura de Goiana ano que vem. Apoiado pelos deputados Ricardo Teobaldo (PODE) e Wanderson Florêncio (PSC), ele tem se reunido com diversas lideranças políticas e moradores para pulverizar seu nome nos quatro cantos da cidade.

Reflexão – Vale à pena Felipe Carreras abandonar o PSB para disputar a Prefeitura do Recife em 2020? Se, por um lado, Carreras corra um risco alto de perder o mandato em Brasília, aliados avaliam que a oportunidade que agora ele tem possa nunca mais ocorrer em sua carreira política.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS