Coluna Política em Dia (11/05) – O Palácio pode colher amanhã o que planta hoje

Coluna Política em Dia (11/05) – O Palácio pode colher amanhã o que planta hoje

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Muito divulgado durante toda a semana, o rompimento do deputado estadual Wanderson Florêncio(PSC) com os socialistas foi comemorado pela bancada de oposição, que agora possui mais um integrante, e minimizado pela bancada de situação, que inclusive teve alguns membros do governo estadual e municipal do Recife desferindo muitas críticas à história política de Wanderson.

O problema é que o rompimento do deputado é apenas um capítulo da novela que se tornou o tratamento dos integrantes do Palácio do Campo das Princesas com seus aliados. A relação interpessoal que já era muito criticada, passou a ser mais que um burburinho quando a nova equipe do secretariado tomou posse em janeiro deste ano. Agora, parlamentares e outras figuras políticas reclamam não só da falta de espaço, mas da dificuldade de terem as demandas atendidas e da falta de prestígio com que estão sendo tratados.

Outro vespeiro é o não cumprimento das emendas que deveriam ser impositivas. Ainda no ano de 2017, o prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PDT), queixou-se da demora em liberarem recursos, como emendas parlamentares dos anos de 2014 e 2015, quando ele assumiu um mandato na ALEPE sob a condição de suplente, e de convênios assinados que demoravam mais de 11 meses para serem executados. Muitos prefeitos têm relatado aos seus interlocutores o sentimento de remorso por terem apoiado o PSB em 2018 e não terem a retribuição cordial que esperavam. Um dos capítulos já passados ocorreu no início do ano com o atrito entre os governistas e o deputado federal André de Paula (PSD), que reagiu após ter uma retração nos espaços possuídos na esfera estadual e pela ascendência do deputado estadual Rodrigo Novaes(PSD) à Secretaria de Turismo do estado. No meio político, é tida como certa a previsão de Rodrigo ser candidato a deputado federal em 2022, sobretudo com a estrutura da secretaria que comanda, e isto poderia prejudicar André dependendo da montagem partidária montada nas próximas eleições.

Quanto aos prefeitos, alguns já confidenciam que somente aceitaram votar no PSB em 2018 porque confiavam que seus municípios teriam atenção especial, no entanto mesmo este não devem “contar com os ovos dentro da galinha” daqui para a frente.

Por sua vez, o governador Paulo Câmara não deve se preocupar unicamente com a ida de um único deputado para a oposição, mas do sentimento de desvinculação que os parlamentares e prefeitos estão nutrindo pela falta de atenção. Uma prova desse raciocínio são os sucessivos movimentos de deputados da base do governo para promover derrotas ou aprovar pautas inconvenientes aos interesses administrativos do governador como resposta ao tratamento dispensado. Sobretudo, pelo tempo disponível, a situação pode ser completamente resolvida, mas os setores de articulação política deveriam ter mais pressa em pacificar o clima porque é sabido que leva tempo para coalhar o leite, senão ninguém obtém o queijo a tempo de comer.

Ao que parece, a relação de Bolsonaro (PSL) com o Congresso não é muito diferente da relação entre Paulo Câmara e a ALEPE e os prefeitos, exceto pelo fato de que o presidente dispõe de uma figura como Fernando Bezerra Coelho (MDB) para organizar a situação, algo que falto a Paulo Câmara.

Notícia – Foi matéria jornalística no Fantástico a situação dos hospitais públicos em diversos estados do Brasil, incluindo Pernambuco. A falta de insumos, problemas de limpeza e superlotação foram expostas em rede nacional, dando mais gás para a atuação da bancada de oposição na Alepe. Vale lembrar que a Blitz da Oposição começou visitando hospitais e emergências públicas e divulgando nas redes sociais o descaso encontrado.

PSC – Chamou atenção a movimentação do líder do PSC em Pernambuco, deputado federal André Ferreira, em levar membros do partido a conhecer figuras importantes na política brasileira em suas respectivas áreas, a exemplo do encontro dos deputados Wanderson com o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, e Clarissa Tércio com a Ministra da Cidadania, Damares Alves.

Antecipação – É impressionante a organização que o PP está tendo. Mesmo faltando mais de um ano para o pleito de 2020, o deputado federal Eduardo da Fonte já cuidou pessoalmente de filiar potenciais candidatos competitivos a prefeito em inúmeras cidades. Somente nesta semana, Gameleira, Carnaubeira da Penha e Belém de São Francisco ganharam novos presidentes em seus diretórios municipais.

Atento – De olho na opinião pública, o deputado federal Sebastião Oliveira (PR) utilizou suas redes sociais para saber se o eleitorado que acompanhava seu mandato era contrário ou a favor da Reforma da Previdência. O intuito é ser assertivo com a parcela do povo que costuma votar nele representando-os corretamente em Brasília e reduzindo as chances de haver um aumento da rejeição a seu nome.

Escrito por Marcelo Velez 

COMENTÁRIOS