Coluna Política em Dia (15/06) – O crescimento do Avante em 2020

Coluna Política em Dia (15/06) – O crescimento do Avante em 2020

Confira mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Em 2018, o Avante, antigo PTdoB, esteve presente nas eleições majoritárias com Silvio Costa como candidato ao Senado. Embora bem articulado, Silvio ficou apenas em quinto lugar, com 680.435 votos, mais que 5 vezes a votação do governador de sua chapa, Maurício Rands(PROS). Após o fim do processo eleitoral, Silvio perdeu força sem o mandato de deputado federal, agora ocupado por um de seus filhos, e o comando do Avante em Pernambuco passou para Waldemar Oliveira, primeiro suplente do senador Humberto Costa(PT) e irmão do deputado federal Sebastião Oliveira(PR). O movimento ocorreu após um embate entra Sebastião e o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, pelo comando da legenda republicana no estado do qual o gestor municipal acabou saindo vitorioso. A ida para esta sigla se daria apenas em meados de 2022, mas já há aliados do deputado se articulando para estruturar o novo abrigo com vistas a 2020.

Eleito pela primeira vez para deputado estadual em 2002, Sebastião ocupou uma cadeira na Alepe até 2013, saindo de lá para disputar e vencer as eleições de deputado federal, sendo reeleito em 2018 e se transformando em um verdadeiro campeão das urnas. Somente em termos de prefeitos, um aliado em reserva comenta que são mais de 20 os que estão no grupo do parlamentar, além de dezenas de vereadores e outras lideranças. Em se confirmando a ida do grupo para o Avante, a legenda se transformaria rapidamente em uma das mais poderosas do estado.

Basta lembrar que o PR em 2016, sob o comando de Oliveira, foi o segundo partido a eleger mais prefeitos em Pernambuco, perdendo apenas para o partido do próprio governador. Esta deve ser mais uma das reviravoltas políticas que dinamizam os cenários e garantem a euforia das eleições. Inclusive, dependendo do tamanho do êxito que este Avante reestruturado possa ter no próximo pleito, as chances de um voo solo podem ser altas porque o Palácio agora vai ter que correr dobrado para agradar o ex-secretário da primeira gestão Paulo Câmara.

Quem também irá contribuir para o crescimento do Avante em Pernambuco é o ex-deputado estadual Henrique Queiroz, escolhido como secretário-geral da sigla.

Recondução – Em reunião com a comitiva do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte foi mais uma vez alçado ao posto de presidente estadual da legenda. O resultado era esperado após o exitoso trabalho que o parlamentar fez ao articular a chapinha que elegeu 10 deputados estaduais. Na ocasião, Lula da Fonte, filho do deputado, foi conduzido à presidência da juventude estadual do partido com a missão de ampliar ainda mais o PP, desta vez através do eleitorado mais jovem.

No comando – O Presidente da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos, assumirá o comando da nova União Democrática Nacional em Pernambuco. O partido, em fase final de criação, deve resgatar os valores de direita presentes na sigla homônima que existiu durante tempos pré-1988. A nomeação foi realizada pelo próprio dirigente nacional da UDN, Marcus Alves de Souza.

Rejeição – O Ministério Público de Contas, MPCO, pediu a rejeição das contas da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). “As irregularidades são graves e atentam contra os princípios da administração pública”, disse o procurador Cristiano Pimentel. “A Prefeitura gastou 3,2 milhões de reais no São João, em comparação, gastou apenas 1,5 milhão com a assistência social às crianças no mesmo ano”, diz o recurso do MPCO. Ao final do pedido, o MPCO pede que seja imposta uma “nota de improbidade” nas contas de Raquel Lyra. A prefeita ainda vai ser notificada pelo TCE, para apresentar sua defesa quanto ao recurso. A decisão caberá ao plenário do TCE, composto por sete conselheiros.

Congresso – Apontados como possíveis candidatos à Prefeitura do Recife, o ex-ministro da educação Mendonça Filho (DEM) e a delegada Patrícia Domingos, ex-titular da Decasp, estarão presente no I Congresso Liberta PE, que acontece amanhã, das 9h às 19h, no Auditório da Interne Educação, na Boa Vista. Mendonça e Patrícia serão palestrantes do evento, ao lado da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

Rompimento – O presidente da Câmara de Vereadores de Paulista, Fábio Barros, rompeu com o prefeito Júnior Matuto. Fábio, que foi candidato a deputado federal em 2018, inicia movimentos para chegar com chances de pleitear a prefeitura de Paulista no ano que vem.

Novidade – Apontado por muitos como uma liderança política em ascensão na cidade de Paudalho, o jovem Alceu Gusmão reuniu-se com o deputado federal Carlos Veras (PT). O bate-papo funcionou como uma forma de rever o amigo, a quem apoiou em 2018, bem como para realizar uma leitura do cenário político que vem se desenhando em Paudalho. Alceu é professor da rede estadual, doutorando em engenharia química pela UFPE e deve disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade com grandes chances de vitória. Também estiveram presentes no encontro os líderes Marcelo de Chã de Cruz e Loiola.

Farpas – Carpina vivenciou uma semana com chuva de acusações entre o prefeito Botafogo (PDT) e o chefe de gabinete do governador, Milton Coelho (PSB). Respondendo a uma nota em que Milton afirmava que trabalharia pela união das oposições da cidade, Botafogo chamou o governistas para um embate nas urnas. A repercussão foi tão grande que se envolveram o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB), os filhos do vereador Tota Barreto (PSB) e o ex-vereador Diogo Prado (PSC). Nas respostas, teve até um acusando o outro de ser “bêbado”.

Preferência – Para a sucessão do prefeito Júnior Matuto (PSB) em Paulista, o secretário Francisco Padilha tem buscado a deferência dos socialistas. Esta semana, ele visitou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. O encontro lança lenha na fogueira, porque o também socialista Yves Ribeiro já colocou o nome à disposição para disputar as eleições de 2020.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS