Coluna Política em Dia (20/04) – A ascensão de Marco Aurélio

Coluna Política em Dia (20/04) – A ascensão de Marco Aurélio

Confira esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Eleito vereador do Recife em 2012 com 5.999 votos pelo PTC, Marco Aurélio soube crescer politicamente com muita classe e postura crítica. Nas eleições de 2016, não só se elegeu aumento a votação para 7.664 votos, como ascendeu à poderosa Primeira-Secretaria da Câmara de Vereadores do Recife.

Fazendo oposição com responsabilidade, o vereador lançou-se candidato a deputado estadual pela primeira vez no ano passado e montou uma chapa alternativa pela oposição ao governo Paulo Câmara (PSB) tão exitosa que não só foi capaz de elegê-lo como também emplacou Fabrízio Ferraz na Alepe pelo PHS.

Além da postura de compromissos mantidos que Marco Aurélio possui e da proximidade com os amigos, mesmo sendo detentor de um mandato eletivo – é comum vê-lo em karaoês e bares simples de Recife com amigos -, outro motivo para o sucesso do deputado é o fato de ser um dos poucos dispostos a defender o presidente Jair Bolsonaro (PSL) há anos na capital. Embora sempre houvesse um favoritismo das forças de esquerda na capital de Pernambuco, Marco há um bom tempo vem levantando a bandeira do bolsonarismo e adquiriu grande prestígio junto ao vice-presidente Hamilton Mourão, filiado ao mesmo partido. Por conseguinte, durante a campanha, Marco foi procurado por muitos apoiadores do agora presidente, dispostos a formar uma militância gratuita somente por alinhamento ideológico. Tão logo empossado deputado estadual, ele transformou-se em uma verdadeira metralhadora apontada para o governador e seus secretários.

Em menos de três meses de mandato, já inaugurou a Blitz da Oposição junto a outros deputados estaduais e visitou dois hospitais públicos de Pernambuco, divulgando nas redes sociais a situação de descaso com a população. Mesmo sendo estreante na Assembleia Legislativa, iniciou seus trabalhos sendo conduzido à liderança da oposição e articulando pesadamente com outros parlamentares muito influentes, a exemplo de Clarissa Tércio (PSC) e Antônio Coelho(DEM), e dando muito trabalho aos socialistas que precisam correr para contrapor a oratória e o conhecimento técnico de Marco Aurélio. Com uma trajetória tão exitosa em pouco tempo, a única pergunta que fica é: qual o próximo cargo a ser ocupado por ele?

Força – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) deve ser o relator da proposta de reformulação do Pacto Federativo que será apresentada em maio pelo também senador Flávio Bolsonaro (PSL). Em se confirmando, o senador pernambucano estaria fazendo uma grande demonstração de força e confiança junto ao Palácio do Planalto, além de ganhar prestígio junto a muitos prefeitos, ávidos pelo novo pacto.

Saída – Acompanhando o pai e o irmão mais velho, Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, desfiliou-se esta semana do PSB. A saída já era esperado pela relação ruinosa que foi estabelecida com os palacianos. Agora, a especulação paira sobre para qual partido ele deve seguir, mas é pouco provável que Miguel se decida agora pela distância que ainda há até o pleito de 2020.

Prestígio – Ainda na cidade de Petrolina, os Coelho deram uma verdadeira mostra de afinidade com a equipe presidencial de Bolsonaro. Em menos de 100 dias de governo, o prefeito Miguel recebeu os ministros Gustavo Canuto e Tereza Cristina. Como se não bastasse, foi à porta dos ministros da Saúde e da Educação com o objetivo de trazer mais recursos para seu município.

Deplorável – Em plena semana santa, os garis de Trindade estão recorrendo à ajuda de templos religiosos como igrejas católicas e evangélicas devido a 3 meses de salários atrasados. A situação fiscal da cidade é muito delicada e promove um grande desgaste ao prefeito Dr. Everton.

Exemplo – Demonstrando competência, o presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal (PSL), antecipou para esta quinta-feira, 18, o pagamento do mês de abril dos funcionários da casa, além de anunciar que a primeira parcela do décimo terceiro salário também será paga em breve. Jorge tem sido apontado por muitos como possível candidato a prefeito na cidade devido aos exemplos de boa gestão que vem dando ao povo.

Atrito – A relação entre os deputados Diogo Moraes(PSB) e Alessandra Vieira(PSDB) tem sido muito difícil dentro da Alepe. Antes aliados, os dois não escondem a antipatia nos corredores da Casa e, por muitas vezes, Diogo chegou a ser grosseiro com a deputada no plenário. Segundo um deputado em reserva, outros parlamentares estão começando a tomar partido por um e outro lado e a situação pode ganhar maiores proporções caso não seja pacificada rapidamente.

Bombando – De acordo com levantamento recente, o deputado Túlio Gadelha (PDT), lidera dentre os parlamentares pernambucanos quando o assunto são seguidores em redes sociais. Em si, esta penetrância não significa votos diretos, mas pode resultar neles caso a equipe de Túlio acerte na comunicação e entregue boas mensagens a um público tão grande obtido naturalmente.

Escrito por Marcelo Velez 

COMENTÁRIOS